Publicidade

Header Ads

José Roberto Guimarães define a equipe para a primeira etapa

Foto da notícia


O treinador da seleção brasileira feminina de voleibol, José Roberto Guimarães, definiu a equipe que representará o Brasil na primeira semana do Grand Prix, que acontecerá na cidade de Lodz, na Polônia, de 8 a 10 de junho. As brasileiras enfrentarão as italianas, as polonesas e as sérvias na cidade europeia. O time verde e amarelo buscará o nono título da competição.

Na primeira fase do campeonato, o Brasil contará com as levantadoras Dani Lins e Fernandinha; as opostas Tandara, Jú Nogueira e Joycinha; as ponteiras Paula Pequeno, Mari, Fernanda Garay e Gabi; as centrais Adenízia, Juciely, Andressa e Natasha, além da líbero Camila Brait.

Outras jogadoras permanecerão treinando no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, no Rio de Janeiro (RJ). Este grupo será formado pelas levantadoras Fabíola e Claudinha, a oposto Sheilla, as ponteiras Jaqueline, Natália e Priscila Daroit, as centrais Fabiana e Thaisa e a líbero Fabi.

O técnico José Roberto Guimarães explica a decisão de mesclar o grupo na primeira semana do Grand Prix.

"Nós estamos com dois grupos. O que vai jogar na Polônia vai passar por três testes importantes. E outro com jogadoras que chegaram há pouco tempo, as mais jovens, que também vão participar de outros campeonatos, como a Copa Yeltsin e a Copa Pan-Americana. Esse início de Grand Prix vai ser um bom teste para todos nós", disse José Roberto, que terá duas experientes ponteiras em quadra.

"A Mari ficou fora do Pré-Olímpico, por contusão, e precisa jogar. Como ela está se recuperando bem, quero testá-la um pouco na saída de rede também. E a Paula vai porque a Priscila ainda se recupera de uma lesão que sofreu durante a Superliga e achei melhor dar um pouco de ritmo a ela, já que também jogou pouco no classificatório", detalhou o treinador.

E se duas ponteiras campeãs olímpicas são sinônimo de experiência, o grupo que estará na Polônia une conhecimento e juventude. Mari está preparada, mas a jovem Gabriela, de 17 anos, vive momentos de grande ansiedade.

"Há uma diferença grande entre estar na seleção juvenil e na adulta. O ritmo de treino é mais pesado, estou melhorando também na parte física e estar ao lado de jogadoras tão experientes está sendo muito bom. Tenho aprendido muito e ficado próxima das ponteiras para adquirir o máximo que posso. Todas essas novidades geram uma certa ansiedade", comentou Gabi, que está sendo chamada, também, de outras formas.

"Estou cheia de apelidos. Me chamam de pirralha, de mirim, mas é tudo sempre com muita brincadeira. Desde que cheguei a seleção adulta, até os meus pais mudaram o comportamento e me ligam todos os dias para saber como estou", contou Gabi.

Novata recebe elogios

Mais jovem do grupo, a ponteira Gabi recebeu elogios do treinador da seleção brasileira e de um de seus ídolos.

"Com esse grupo mais jovem também temos foco nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Temos que pensar um pouco a frente. A Gabi é um talento que apareceu nesses últimos anos, faz parte da seleção nas categorias de base, fez uma boa Superliga este ano e está se apresentando muito bem. Acho que vai surpreender muita gente", confirmou José Roberto Guimarães.

"Dá para ver as mais novas um pouco mais ansiosas que nós, que estamos um pouco mais acostumadas, mas, com o tempo, isso vai passar. Olhando para a Gabi, lembro de quando cheguei aqui há 10 anos, com esse mesmo jeito de criança que ela tem, e hoje sou uma das jogadoras mais experientes. É importante misturar bem e todas poderem ajudar. Elas têm um vigor físico melhor, e nós temos a experiência a favor", opinou Mari.

Brasil na luta pelo nono título

Após jogar em Lodz, na Polônia, o Brasil atuará em casa na segunda semana da competição. As brasileiras jogarão em São Bernardo do Campo (SP), entre os dias 15 e 17 de junho, contra Alemanha, Itália e Estados Unidos. Por fim, de 22 a 24 de junho, será a vez dos confrontos com Cuba, Porto Rico e China, em Luohe, na China.

A cidade de Ningbo, na China, receberá a fase final do Grand Prix pela terceira vez. Disputarão esta etapa as cinco equipes mais bem colocadas na primeira fase, e a China, já garantida por ser a anfitriã das finais, entre os dias 27 de junho e um de julho. As seis seleções jogarão entre si e a equipe que somar o maior número de pontos será a campeã.



Postar um comentário

0 Comentários