Publicidade

Header Ads

A história da Confederação Brasileira de Voleibol, a CBV

A Confederação Brasileira de Voleibol é a entidade máxima do voleibol no Brasil, sediada na Barra da Tijuca. É responsável pela organização de campeonatos nacionais, como a Superliga, administra as seleções nacionais (maculina e feminina), representa as Federações estaduais desse esporte e responde por tudo o que diz respeito ao vôlei de quadra ou praia em território brasileiro junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Federação Internacional de Voleibol (FIVB), através da Confederación Sudamericana de Voleibol (CSV). É considerada uma das confederações esportivas mais organizadas e competentes do país e consequentemente tem um dos esportes mais bem gerenciados e que apresentam o maior crescimento de interesse no Brasil. A CBV é responsável por quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas, sendo duas na quadra e duas na praia. A entidade conta atualmente com 27 federações filiadas e mais de 87 mil atletas - entre vôlei de quadra e praia - em seus cadastros.

A CBV foi fundada em 16 de Agosto de 1954. No início, o voleibol brasileiro era ligado à Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Seu primeiro presidente foi o ex-jogador Denis Rupet Hathaway, entre 14 de Março de 1955 e 15 de Fevereiro de 1957.

Com a presidência de Carlos Arthur Nuzman, outro ex-jogador, a entidade deu um salto qualitativo. Assumindo a Confederação em 1975, Nuzman investiu em marketing esportivo e gestão administrativa, o que acabou gerando muitos resultado para o vôlei brasileiro. O resultado foi de tamanha expressividade que, vinte anos depois, Nuzman assumiu a presidência do COB.

Com o atual presidente, Ary Graça Filho, mais um veterano das quadras, os investimentos em qualidade continuaram desde que ele assumiu o cargo, em 1997, e tornou a CBV uma entidade esportiva com gestão profissional, sendo a primeira entidade esportiva do mundo a ter um certificado ISO 9000:2001, além de ser considerada pela Federação Internacional como a "Mais bem-sucedida Federação do mundo", pelo triênio 1997/98/99. No novo modelo de gestão, a CBV foi dividida nas seguintes unidades de negócios: Seleções, Voleibol de Praia, Competições Nacionais, Eventos, VivaVôlei (entidade de assistência social) e Aryzão - Centro de Desenvolvimento de Voleibol de Saquarema.

Presidentes

1955 a 1957: Denis Rupet Hathaway
1957 a 1959: Abrahão Antônio Jaber
1959 a 1961: Paulo Monteiro Mendes
1961 a 1975: Roberto Moreira Calçada
1975 a 1997: Carlos Arthur Nuzman
1997 até hoje: Ary Graça Filho

Postar um comentário

0 Comentários