Publicidade

Header Ads

Desperdício: campeão olímpico de vôlei, Gustavo pode aposentar


Para mim, um desperdício. Um dos melhores jogadores de meio de rede que já vi jogar e que deveria estar no lugar do Rodrigão na seleção brasileira, um dos principais jogadores da seleção na "Era Bernardinho" pode aposentar-se em breve. O meio de rede Gustavo Endres, campeão olímpico com o Brasil em 2004 e bi mundial (2002 e 2006), ainda não arrumou uma equipe para atuar na próxima Superliga e cogita deixar as quadras. Aos 36 anos, o central, que é irmão do ponta Murilo, também da seleção, recebeu propostas de times europeus sem tanta expressão, e nem cogita deixar o país nestas condições.

"Eu gostaria de jogar ainda, mas se não tiver um time por aqui, devo parar. Meu desejo é jogar no Brasil, pelo momento que o país vive. Se não aparecer mesmo algo bom na Europa, devo aposentar e tentar algum outro trabalho relacionado ao vôlei. Como técnico ainda não me vejo, mas talvez como dirigente de algum clube, ajudando a captar patrocinadores, por exemplo", afirmou o central, ao UOL Esporte.

No ranking dos jogadores na CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), Gustavo é pontuação 6 - o máximo é 7. Este fator, aliado à parte financeira, colabora para que o atleta não tenha conseguido arrumar uma equipe no Brasil ainda.

Com tantos títulos no currículo, o jogador é considerado "caro" no mercado, mas garante que aceitaria diminuir bastante sua pedida salarial para assinar contrato e disputar a próxima edição do torneio nacional. "É uma situação nova, que me deixa muito chateado. Mas uma hora isso ia acontecer. Conversei com a minha esposa, ela aceitou numa boa e vai me apoiar caso eu aposente agora", lamentou.

Enquanto curte os filhos em casa, ajudando-os nas tarefas da escola, e mantém sua forma física malhando, Gustavo ainda tenta algumas últimas cartadas para não deixar as quadras. Recentemente, pediu a Rubinho, técnico do BMG/São Bernardo, para treinar com a equipe enquanto não arruma um clube. O central, inclusive, não descarta assinar contrato com o time paulista.

Para tentar melhorar sua situação, Gustavo colocou como última possibilidade solicitar uma ajuda à CBV e tentar diminuir sua pontuação no ranking. Mas, pelo visto, não adianta nem o central tentar conversar. Ary Graça, presidente da entidade, afirmou à reportagem que não há nada que possa ser feito e descartou abaixar os pontos do experiente atleta.

"A regra está estabelecida desde fevereiro e existe há muitos anos. A situação do Gustavo é um problema de mercado. É uma relação jogador x preço. A pontuação dele é o que menos influencia. Só que se eu favorecer ele, que por sinal gosto muito, como vou me justificar aos clubes que não tiveram a oportunidade de contratar ele ou qualquer outro jogador com pontuação alta? Não há o que possa ser feito", lamentou Ary.

Gustavo Endres foi um dos principais jogadores da seleção brasileira na primeira década dos anos 2000. No período, ganhou dois Campeonatos Mundiais, seis Ligas Mundiais, uma Olimpíada (além de uma medalha de prata, em 2008), dois Pan-Americanos e duas Copas do Mundo. Depois de Pequim, ele chegou a afastar-se da seleção, mas voltou a ser convocado em 2011.



Postar um comentário

0 Comentários