Publicidade

Header Ads

História da FIVB



A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) (em francês: Fédération Internationale de Volleyball) é a instituição que coordena as atividades de voleibol em nível internacional. Sua sede localiza-se em Lausanne, Suíça.

A FIVB foi fundada em Paris, França em 1947. No final da década de 40, algumas dentre as federações nacionais européias começaram a colocar-se a questão sobre a possibilidade de criar um órgão internacional para coordenar o desenvolvimento do voleibol. Essas discussões iniciais levaram à instituição de um Congresso Constitutivo, em 1947. Catorze federações nacionais representando cinco continentes participaram das reuniões que decidiram, entre 18 e 20 de abril, a formação da entidade, cujo primeiro presidente foi o francês Paul Libaud.

Uma das principais metas estabelecidas no Congresso de 1947 foi atingida dois anos mais tarde, com a criação de um primeiro evento internancional de alto nível para o voleibol, o Campeonato Mundial de Voleibol. A versão feminina do torneio foi introduzida em 1952.

Em 1964, o COI endossou o acréscimo do voleibol ao programa de esportes dos Jogos Olímpicos. Nesta época, o número de federações nacionais filiadas à FIVB já havia pulado para 89. Cinco anos mais tarde, foi introduzido um novo evento internacional, a Copa do Mundo, o qual se tornaria em 1991 torneio qualificatório para as Olimpíadas.

Após a aposentadoria de Paul Libaud e a eleição do mexicano Rubén Acosta Hernandez para o cargo de presidente em 1984, a FIVB mudou sua sede de Paris, França para Lausanne, Suíça e intensificou significativamente sua política de promover o esporte voleibol ao redor do mundo. Diversas medidas foram tomadas neste sentido, como por exemplo: o estabelecimento de torneios internacionais anuais (para os homens, a Liga Mundial, em 1990, e para as mulheres, o Grand Prix, em 1993); a indicação do Voleibol de praia como esporte olímpico (1996); e uma série de mudanças nas regras do jogo com o objetivo de aumentar o interesse do público.

Em 2001, 220 federações nacionais já estavam filiadas à FIVB.



Postar um comentário

0 Comentários