Publicidade

Header Ads

Walsh/May põe Behar/Shelda à frente de Juliana/Larissa


O início de temporada ficou muito aquém do esperado, mas Kerri Walsh e Misty May-Treanor apararam as arestas para alcançarem o auge da forma no mês de julho. Campeãs do Grand Slam de Gstaad no último dia 7 de julho e principais adversárias de Juliana e Larissa neste ciclo olímpico, as americanas veem as brasileiras como um dos maiores obstáculos em seu caminho rumo ao terceiro ouro seguido nos Jogos. Mas, mesmo com a supremacia recente das atuais campeãs mundiais, Walsh e May colocam outras atletas do país como adversárias históricas: de carrascas a freguesas, Adriana Behar e Shelda foram suas rivais favoritas.

vôlei de praia adriana behar shelda Misty May Kerri Walsh final olímpica atenas 2004 (Foto: COB)

Dupla mais vitoriosa do vôlei de praia brasileiro, Adriana Behar e Shelda iniciaram a parceria em outubro de 1995 e jogaram juntas por 12 anos. Ao todo, conquistaram 114 títulos e mais de 1100 vitórias: foram octacampeãs do Circuito Brasileiro (1996-1997 e 1999-2004), hexacampeãs do Circuito Mundial (1997-2001 e 2004), bicampeãs mundiais (1999 e 2001), medalha de ouro no Pan de Winnipeg e prata nas Olimpíadas de Sydney (2000) e Atenas (2004). Na última participação nos Jogos, foram superadas justamente por Walsh e May.

Para as americanas, a vitória por 21/17 e 21/11 teve um sabor especial por se tratar de um triunfo de alunas sobre as mestras. Na época, Adriana tinha 35 anos, Shelda 31, enquanto as americanas tinham 26 e 27.

vôlei de praia adriana behar shelda Misty May Kerri Walsh final olímpica atenas 2004 (Foto: Agência Getty Images)

- Adriana e Shelda foram como professoras para nós. Cansaram de nos vencer mas, a cada vez, faziam nos superarmos e ficarmos melhores. Perdemos tantas vezes, fomos observando, aprendendo e nos tornarmos jogadoras melhores. Eu amava vê-las jogando, e pagaria muito dinheiro para vê-las jogando, assim como Jackie Silva. Havia um sentimento diferente com elas em quadra, um controle de bola e domínio do jogo únicos. Hoje vemos Juliana e Larissa, Talita e Maria Elisa, China e Itália como times difíceis. E quando há tanta paridade no Circuito você acaba focando mais em você e se torna o seu maior desafio – explicou May.

Walsh concorda com a parceira. Para a americana, a forma de encarar o jogo e o tratamento que davam a todas adversárias era o diferencial das brasileiras em relação às demais atletas.

- Para mim, Adriana e Shelda são as melhores de todos os tempos por causa do coração delas. Eram clássicas, tinham paixão pelo jogo e tratavam todos os adversários com muito respeito. Para mim isso é ainda mais importante do que vencer, e elas ainda eram super campeãs. Tinham o pacote completo. Jogavam com muita integridade e estavam em um outro nível. É muito difícil comparar gerações porque o jogo muda muito e é muito diferente hoje do que há quatro, oito anos atrás. Mas elas dominaram um cenário por dez anos. Acho que Juliana e Larissa são jogadoras incríveis, mas Adriana e Shelda uma relação especial com o vôlei em si.

vôlei de praia adriana behar shelda Misty May Kerri Walsh final olímpica atenas 2004 (Foto: COB)

Nas Olimpíadas de Londres, a disputa do vôlei de praia começa no dia 28 de julho. A final feminina será no dia 8 de agosto, e a masculina, no dia seguinte. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Postar um comentário

0 Comentários