Publicidade

Header Ads

Juliana/Larissa vence Slam polonês e assume liderança do ranking mundial


O consolo pela medalha de bronze nos Jogos de Londres veio em dose dupla na Polônia. Em Stare Jablonki, último Grand Slam da temporada do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, Juliana e Larissa sagraram-se bicampeãs da etapa e assumiram a liderança do ranking mundial. O título deste sábado foi conquistado com vitória sobre as italianas Greta Cicolari e Marta Menegatti, por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 22/20. O bronze ficou com as alemãs Holtwick e Semmler, que conseguiram uma grande virada sobre as russas Ukolova e Khomyakova após quase uma hora de partida (23/25, 26/24 e 15/13). Todas as duplas estiveram nas Olimpíadas.

- Conquistar esse Grand Slam foi importantíssimo para nossas pretensões de buscar o sétimo título mundial. Conseguimos assumir a liderança num momento chave da competição. Foi muito cansativo, porque depois das Olimpíadas, viajamos para o Brasil e tivemos apenas um dia de descanso antes de vir para a Polônia. Mas valeu muito a pena. Essa é nossa quarta medalha consecutiva aqui e espero voltar para manter essa escrita - disse Juliana.

Juliana e Larissa buscam o heptacampeonato do Circuito. Em 2012, as duas também venceram os Grand Slams de Pequim, na China, e Berlim, na Alemanha. Além da medalha de ouro, as duas ganharam 800 pontos e acumulam agora 5.280 pontos na temporada, 40 a mais que as chinesas Chen Xue e Zhang Xi, que não jogaram a etapa polonesa.

O jogo
Juliana e Larissa se classificaram para a final ao vencerem as alemãs Holtwick e Semmler por 2 sets a 1, parciais de 21/17, 14/21 e 15/10. Na decisão contra o time italiano, as brasileiras começaram forçando o saque em Menegatti. A estratégia deu certo e, nos contra-ataques, a dupla verde-amarela abriu três pontos de vantagem. A margem só não foi maior devido aos erros de saque – foram três seguidos, dois de Larissa.

Sem sucesso ao explorar Juliana, as italianas passaram a forçar o saque em Larissa e colheram os frutos. Menegatti, em uma diagonal curta, arrancou o empate em 13 a 13. O equilíbrio não durou muito. Bem na defesa, a dupla brasileira voltou a abrir vantagem nos contra-ataques. O set point veio em uma paralela longa de Larissa: 21/16.

Juliana na partida de vôlei de praia contra Marta Menegatti na Polônia (Foto: EFE)

Na segunda etapa, as italianas forçaram todas as jogadas em Larissa. Em um belo rali, Cicolari colocou sua parceria pela primeira vez à frente do placar, com 5 a 4. As brasileiras recuperaram a dianteira duas vezes, mas seguiram cedendo pontos em saques e ataques para fora. Quando o placar desfavorável marcou 14 a 11, as duas pediram tempo. A reação foi construída aos poucos, com Juliana mais eficiente no bloqueio e Larissa explorando ataques no fundo de quadra.

O empate veio em 17/17 com um ataque para fora das italianas, que logo em seguida pediram tempo. A pausa fez bem, e Menegatti levou a dupla ao set point. As brasileiras salvaram dois set points e reverteram a situação. Com o match point a favor, as campeãs mundiais não perdoaram: 22/20.

- Foi mais uma medalha de ouro bem ao estilo da nossa dupla, com muita raça e superação. Tivemos um jogo complicado contra as alemãs nas semifinais e conseguimos vencer o cansaço para passar pelas italianas. Estamos muito felizes porque demos mais um passo rumo ao nosso grande objetivo que é a conquista do nosso sétimo título mundial - disse Larissa.

Postar um comentário

0 Comentários