Publicidade

Header Ads

Zé Roberto vira recordista brasileiro de ouro olímpico


Maior campeão olímpico da história do Brasil, José Roberto Guimarães, esse paulista de Quintana que tem 58 anos, começou sua carreira no vôlei como jogador, atuando entre 1969 e 1981. Foi levantador de equipes como Atlético Mineiro, Banespa, TransBrasil e Marcolin (Itália). Também participou da campanha que levou a seleção brasileira ao sétimo lugar na Olimpíada de Montreal, em 1976.

A carreira fora das quadras teve início em 1988, como assistente-técnico de Bebeto de Freitas na seleção brasileira masculina. Assumiu o comando da equipe em 1992, ano em que entrou para a história do vôlei mundial com a inédita medalha de ouro nos Jogos de Barcelona. Permaneceu no cargo até a Olimpíada de Atlanta, em 1996, quando o time do Brasil ficou em quinto lugar.

Em 1999, ele deixou o vôlei de lado para atuar pela primeira vez como profissional do futebol. Apesar de ser torcedor confesso do São Paulo, aceitou o convite para atuar como representante da Hicks Muse na parceria com o Corinthians e foi o responsável pela contratação de nomes como o atacante Luisão e o goleiro Dida. Com o clube de Parque São Jorge, conquistou o Campeonato Brasileiro daquele ano e o Mundial de Clubes da Fifa de 2000.

Voltou ao vôlei ainda em 2000, mas para trabalhar com equipes femininas. Assumiu a seleção brasileira em 2003 e iniciou o trabalho que culminou na conquista da medalha de ouro nos Jogos de Pequim, em 2008. Com isso, Zé Roberto tornou-se o primeiro treinador na história a faturar o torneio olímpico de vôlei tanto com os homens quanto com as mulheres.

Em Londres, Zé Roberto foi além e escreveu mais um capítulo histórico em sua incrível carreira. Agora, ele passa a ser também o único brasileiro a ter três medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, superando os bicampeões Adhemar Ferreira da Silva (atletismo), Robert Scheidt (vela), Torben Grael (vela), Marcelo Ferreira (vela), Mauricio (vôlei) e Giovane (vôlei).



Postar um comentário

0 Comentários