Publicidade

Header Ads

Conheça mais sobre o campeonato italiano de Voleibol


A Liga Italiana de Voleibol Masculino (em italiano, Campionato italiano di pallavolo maschile) é uma competição de voleibol anual e nacional articulada por diversas categorias organizada na Itália. O torneio de maior importância é a Série A, organizada pela Lega Pallavolo Serie A sob mandato da Federação Italiana de Voleibol (em italiano, Federazione Italiana Pallavolo, FIPAV). Essa instituição articula os dois níveis da Série A: A1 e A2. A equipe vencedora da Série A1 é a detentora do scudetto e do título de Campeão Italiano de Voleibol.

O campeonato da Série B é organizado pela Lega Nazionale Pallavolo; as séries C e D são gerenciadas por comissões regionais da FIPAV. E finalmente, os torneios de menores da primeira, segunda e terceira divisões e de livre inscrição são organizados por comitês provinciais da FIPAV.

Desde a década de 1990 é considerada a principal liga de voleibol do mundo.

A Série A é o principal torneio nacional de voleibol da Itália e é dividido nas séries A1 e A2. As equipes participantes do torneio (atualmente 30, 14 na A1 e 16 na A2) foram reunidas em 7 de junho de 1987 na Lega Pallavolo Série A, cuja sede está na cidade de Bolonha.

Série A1

A Série A1, que desde o ano de 2000 reúne 14 equipes é composta de duas fases:

  • Temporada regular: é dividida em dois turnos; as 14 equipes participantes se enfrentam entre si uma única vez em cada turno. Os jogos do segundo turno serão realizados na mesma ordem do primeiro, apenas com o mando de quadra invertido. Ao final desta fase as oito equipes com melhor índice técnico se classificam para os play-offs; as duas piores são rebaixadas para a Série A2;
  • Play-offs: estruturados em quartas-de-final, meias-finais e final em sistema de mata-mata. A equipe vencedora desta fase fica com o scudetto e o título de Campeão Italiano de Voleibol.
As oito equipes com o melhor índice técnico do primeiro turno da temporada regular são classificados para a Copa Itália da Série A1.

As equipes melhores colocadas na Série A1 e na Copa da Série A1 são classificadas para as competições europeias:

  • Liga dos Campeões: campeão italiano, vice-campeão italiano e a primeira colocada da temporada regular;
  • Challenge Cup (antiga Copa CEV): segundo colocado da temporada regular;
  • Copa CEV (atual): campeã da Copa Itália.



Postar um comentário

0 Comentários