Publicidade

Header Ads

Carlão relembra drama na conquista do 1º título

Mesmo com pé quebrado, Carlão conquistou o título da primeira Superliga de Vôlei Foto: Divulgação

Liderada pelo campeão olímpico Carlão, a equipe do Frangosul/Ginástica, do Rio Grande do Sul, marcou a história do vôlei brasileiro. Além de ter vencido a primeira Superliga, na temporada 94/95, o time contou com a superação de seu capitão da Seleção Brasileira para chegar ao título brasileiro, ao suprar  o favorito Nossa Caixa/Suzano (SP) por 3 jogos a 0.

No último duelo dos finalistas, Carlão caiu sobre o pé de um jogador de Suzano e, contrariando a vontade dos médicos por achar que havia sofrido apenas uma entorse no pé direito, voltou a quadra com o pé enfaixado e comandou o time de Nova Friburgo na conquista da medalha de ouro da competição. Naquela ocasião, o então atacante havia quebrado o pé. 

"Esse título foi muito especial. Nós não éramos a equipe favorita. Nunca na minha carreira tive uma identificação tão grande com uma torcida como em Novo Hamburgo. Os torcedores e a cidade abraçaram aquele projeto. O último jogo foi superação e representa o que sempre busquei na minha carreira", afirmou o ex-jogador.

Além do momento de superação , a primeira edição da Superliga também entrou para a história devido ao repatriamento da geração campeã olímpica nos Jogos de Barcelona, em 1992, momento definido por Carlão como "essencial" para o sucesso do voleibol brasileiro.

"A Confederação Brasileira de Voleibol e o Banco do Brasil fizeram um projeto para repatriar a geração campeã olímpica em Barcelona. Naquela época, grande parte do grupo jogava na Itália. Foi importante trazer os jogadores de volta para o Brasil", disse o ex-jogador, que ainda conquistou mais um título da Superliga: pelo Telemig/Minas, na temporada 1999/2000.

"O Minas sempre foi um celeiro de campeões. Aquela equipe resgatou isso. Tínhamos um grupo com excelentes jogadores, como o André Nascimento, que estava começando e era banco", recordou Carlão.

Carlão projeta melhor Superliga da história

Atualmente, Carlão, que é comentarista do Sportv e  faz parte do programa Embaixadores do Esporte, do Banco do Brasil -, acredita que a temporada 2012/2013 da Superliga Masculina  tem tudo para ser uma das mais emocionantes já vistas até hoje. "O cenário deste ano está muito equilibrado. O RJX reforçou seu elenco, o Sesi-SP e o Sada Cruzeiro continuam fortes, o Vôlei Futuro, apesar de perder alguns jogadores, deve dar trabalho, a Medley/Campinas e o Canoas também podem surpreender", analisou.

Entre as mulheres, a criação do time Amil/Campinas agradou o ex-jogador, que aposta no elenco fortíssimo para quebrar a hegemonia das equipes que comandaram o cenário ultimamente. "O Sollys/Osasco está ainda mais forte e a Unilever/Rio de Janeiro continua com um bom elenco. A rivalidade entre esses dois times faz bem ao voleibol. O Amil/Campinas tem um projeto muito interessante, e equipes como o Banana Boat/Praia Clube (MG) devem incomodar", garantiu.



Postar um comentário

0 Comentários