Publicidade

Header Ads

Fernanda Berti estreia em Open e crê em salto de qualidade em meio à elite


Há apenas três meses no vôlei de praia, Fernanda Berti vai estrear em um Open do Circuito Brasileiro neste fim de semana. A carioca, que agora joga ao lado de Júlia Schmidt, recebeu um wild card da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para disputar a etapa de Curitiba, quinta da temporada 2012/13. Animada com a maior oportunidade que teve até o momento, a ex-oposta acredita que atuar em meio à elite será fundamental para dar um salto de qualidade em sua breve carreira nas areias.

Na sexta-feira, a partir das 8h, será disputada a fase classificatória. Na tarde de sábado e na manhã de domingo, as semifinais e finais, respectivamente, terão transmissão ao vivo do SporTV.

montagem Fernanda Berti e Júlia Schmidt vôlei de praia (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Fernanda foi recrutada pela CBV em um programa para atrair para a praia jogadoras altas que não obtêm tanto destaque nas quadras. Os treinos sob supervisão do técnico Guilherme Schmitz começaram em agosto, e o primeiro teste em um torneio oficial foi ao lado de Drussyla, vice-campeã mundial sub-21, de apenas 16 anos. Na etapa de Goiânia do Nacional, as duas terminaram em nono lugar, mesma colocação que Fernanda obteve em Campinas, já ao lado de Júlia Schmidt.

As duas formaram a dupla depois que Luana, ex-parceira da cabofriense, decidiu parar de jogar devido à gestação do primeiro filho. Como Júlia mora em Vitória, no Espírito Santo, as duas treinaram juntas por uma semana antes da primeira experiência, e mais três dias nesta semana antes de viajarem para Curitiba.

Fernanda Berti no treino de vôlei de praia (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

- Eu estou ansiosa mas, antes de tudo, super empolgada. Disputei duas etapas do Nacional e já senti diferença da primeira para a segunda. Sei que ainda é muito pouco, mas foi bom. Agora vai ser um novo campeonato, com nível mais alto. Quanto mais eu jogar, melhor para mim. Fazendo uma comparação com a quadra, penso que, em uma equipe com nível médio, evolução também é média. Em um time de alto nível, a evolução é maior. Eles (CBV) estão tentando me ajudar a evoluir mais rápido – contou Fernanda.

Júlia também acredita no crescimento da nova companheira. Apesar de as duas terem fechado apenas até o final deste ano, a defensora acredita que a dupla pode brigar por resultados melhores do que o que obteve na estreia. Para ela, vencer a ansiedade gerada pela brusca mudança será fundamental para que Fernanda vingue na praia.

- Dentre as opções que eu tinha, a Fernanda era interessante pelo bloqueio alto, que me ajuda muito na defesa. E nos demos muito bem. Mesmo sendo nova na praia e ainda estando um pouco crua em termos de esquema de jogo, ela tem bons fundamentos da quadra e não é boba, corre muito atrás, treina forte para compensar. Às vezes a sinto ansiosa como eu era quando comecei. No dia em que ela perder, vai crescer muito. Ela já tem 70% do que precisa para jogar bem – avaliou.

Em Curitiba, de 16 a 18 de novembro, o quinto título feminino da temporada será disputado por outras 11 parcerias: Juliana/Larissa (CE/PA), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Taiana/Val (CE/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE), Ângela/Neide (DF/AL), Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Josi/Thais (SC/RJ), Andrezza/Luciana (AM/CE), Karin/Shaylyn (SUE/CE) e Maria Clara/Carolina (RJ). Juliana e Larissa, invictas há 19 jogos, foram campeãs nas quatro primeiras etapas.


Postar um comentário

0 Comentários