Publicidade

Header Ads

Praia Clube utiliza alta tecnologia para analisar partidas em tempo real


Cláudia Satomi analista estatística da comissão técnica do Praia Clube, em Uberlândia (Foto: Divulgação/Praia Clube)

Número de erros de saques, falhas no levantamento, acertos, direção de ataque e tantos outros dados precisos já podem ser medidos durante os jogos do Praia Clube. Além de investir em contratações de atletas, a diretoria do clube apostou também em infraestrutura tecnológica e, para isso, contratou a técnica Cláudia Satomi para fazer a análise estatística do time por meio de um software europeu específico para partidas de vôlei. O intuito é garantir melhor desempenho da equipe na Superliga 2012/2013.

- Fui contratada para acompanhar os amistosos do Praia e também da Superliga. Com esse programa utilizado, é possível fazer uma avaliação tática e técnica tanto do Praia quanto do oponente. Saber onde errou, onde acertou, verificar um lance duvidoso, entre outros. Tudo isso ajudando na preparação em treinos e no posicionamento das meninas em quadra – explicou Cláudia Satomi.

O aparato utiliza apenas um notebook e uma câmera instalada ao fundo da quadra. Na máquina são instalados os programas Data Vôlei e Data Vídeo, responsáveis por fazer o diagnóstico do jogo. Vindo diretamente da Itália, o programa indica em tempo real todas as informações do jogo e o vídeo grava com um delay de oito segundos. Assim, tornou-se possível acompanhar cada detalhe das partidas para melhor orientação da comissão técnica.

Praia Clube em treino de preparação para amistosos com o Rio de Janeiro (Foto: Caroline Aleixo/GLOBOESPORTE.COM)

O investimento custa caro e por isso geralmente é feito por grandes equipes de voleibol. De acordo com a profissional, a média de preço é de € 4,5 mil e é preciso fazer um treinamento na Europa para utilizá-lo.

- Assim que formei fui estudar e trabalhar nos EUA. Lá conheci o programa e tive a curiosidade de explorá-lo. Acho a utilização dele muito importante, até para as próprias atletas. Eu instalo nos computadores delas para que possam analisar melhor em casa, acompanhando o próprio desempenho. Temos o costume de colocar o vídeo na reunião técnica também, antes de uma partida, assim é possível saber o que ocorreu, com riqueza de detalhes – comentou Satomi.

Investimento que, segundo o supervisor da equipe, Bruno César Vilela, vale a pena e os resultados com o novo recurso podem ser percebidos de imediato.

- Foi muito importante para nossa equipe. A Cláudia transmite a informação diretamente para o Spencer por meio de um fone de ouvido e microfone. Então durante o jogo a gente pode saber como está os times em quadra e armar um bloqueio ou ataque, evitando as falhas e surpreendendo o time adversário - afirmou Bruno.  

Perfil

Cláudia Satomi é formada em Educação Física e complementou os estudos na Louisiana Tech University, nos Estados Unidos, onde também foi auxiliar técnica. A profissional é técnica Nível III da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e está habilitada a comandar equipes em qualquer categoria, em âmbito regional e nacional, estando apta a trabalhar na Superliga.

Antes de ser contratada pelo Praia Clube, Satomi trabalhou na equipe masculina de vôlei do Palmeiras e integrou a comissão técnica do Minas Tênis, onde atuou por oito anos.

Os trabalhos de estatísticas foram iniciados da equipe praiana em julho deste ano durante alguns treinos e agora com os amistosos que antecederam a Superliga Nacional. Morando em São Paulo, Cláudia acompanha a equipe em todos os jogos.




Postar um comentário

0 Comentários