Talita deixou a quadra em Curitiba derrotada, mas com semblante tranquilo. Tinha consciência de que tinha feito uma grande partida, de que seu bloqueio finalmente havia funcionado com a eficiência esperada para um confronto difícil. Às vésperas do fim da parceria de quatro anos com Maria Elisa (as duas só jogam juntas até a próxima etapa, no Rio de Janeiro), a sul-mato-grossense comemorou a participação na final da etapa paranaense, a única da dupla nesta temporada do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Para ela, um papel digno pelo que as duas representaram para o esporte nacional no último ciclo olímpico.
- Foi muito importante voltarmos a uma decisão, porque é para isso que trabalhamos diariamente, mesmo com a separação marcada. Foi digno do que construímos. No Rio jogaremos a última etapa da dupla, a última etapa do ano. Apesar de ser a metade da temporada no novo sistema, é o fim de um ano muito desgastante, muito difícil. Mas fecho esse ciclo feliz. Eu e a Maria formamos uma parceria que durou quatro anos com vitórias e que vai chegar ao fim fazendo o nosso melhor. E aí cada uma vai poder seguir feliz em seu novo caminho.
Nona colocada nos Jogos de Londres, a dupla com Maria Elisa foi superada por Juliana e Larissa em outras três etapas da temporada 2012/13: em Cuiabá, nas quartas de final, e em Belo Horizonte e Campinas, nas semis. Na capital paranaense, as duas parcerias que representaram o Brasil nas Olimpíadas de 2012 fizeram o jogo mais equilibrado até então (assista aos pontos finais no vídeo ao lado). Talita parou tanto a santista quanto a capixaba mais de uma vez no bloqueio e brilhou nos contra-ataques.
A atleta de 1,81m admitiu que o side out (o ataque após receber o saque) da dupla poderia ter sido melhor, mas preferiu valorizar os pontos fortes da parceria, que deram emoção ao jogo e trabalho às rivais.
- Bloquear é o meu papel, e fui feliz no sábado, já nas quartas (contra Shaylyn e Karin) e na decisão. Minha função é parar os ataques, principalmente quando o piso está duro como aqui e as pessoas conseguem atacar mais. Se tivéssemos conseguido mais regularidade no side out talvez tivéssemos um resultado melhor, mas pecamos. Em compensação, fomos muito bem nos contra-ataques, que geralmente são mais difíceis. Acontece.
Com o vice-campeonato no Paraná, Talita e Maria Elisa saltaram para a segunda colocação no ranking nacional feminino, com com 1.520 pontos, deixando para trás Lili e Rebecca, que têm 1.480, e Agatha e Bárbara Seixas, que somam 1.440. Juliana e Larissa, campeãs nas cinco etapas realizadas até o momento, conquistaram 2.000 pontos e lideram com folga.
A próxima sede do Circuito Brasileiro será o Rio de Janeiro. O Open, torneio que reúne a elite do vôlei de praia nacional, será disputado de 7 a 9 de dezembro em arena montada na Praia de Copacabana. O SporTV transmitirá as semifinais e finais da competição, ao vivo, no sábado e no domingo.
0 Comentários