Publicidade

Header Ads

RJX larga na frente do Vivo/Minas nas semifinais


Em pé atrás das placas de publicidade, Da Silva era apenas mais um torcedor no início da partida no Maracanãzinho. Quando o técnico Marcelo Fronckowiak o colocou na vaga de Théo, o sul-mato-grossense mostrou seu valor em um time repleto de atletas consagrados e não saiu mais. Preciso e frio no tie-break, o oposto foi fundamental em um jogo de muitas viradas e ajudou o Rio de Janeiro largar na frente do Minas na série semifinal da Superliga masculina. Com o placar de 3 sets a 2, parciais de 25/23,  21/25, 19/25, 25/22 e 15/13, a equipe carioca precisa de apenas mais uma vitória para avançar à decisão nacional.
- Entrei um pouco nervoso e demorei a encaixar, mas o Dante me tranquilizou em determinado momento, e consegui render melhor depois disso. Fiquei muito feliz de ter ido bem no tie-break de um jogo tão duro como esse, de ter correspondido em relação ao que o treinador e o time esperavam de mim. Vamos precisar trabalhar muito até o próximo jogo, mas estou muito feliz por ter ajudado o time a sair em vantagem - disse Da Silva.
O segundo duelo entre Minas e Rio de Janeiro será no próximo sábado, dia 30 de março. O SporTV transmite o confronto, direto da Arena de Belo Horizonte, a partir das 21h30m (de Brasília). Caso haja necessidade do terceiro jogo, este será realizado no dia 2 de abril, no Maracanãzinho.

Saque de  Lucão muda os rumos
No saque, uma pancada atrás da outra, qualquer que fosse o lado da quadra. Para tentar quebrar o passe rival e dificultar a vida dos levantadores, os dois times abusaram da força no início de cada ponto. A estratégia deu certo, e Bruninho e Marcelinho pouco acionaram seus centrais - como fizeram ao longo de toda a Superliga. Dante apareceu mais do lado do Rio de Janeiro, e Filip, pelo Minas. Foi do tcheco, inclusive, o ponto que deu ao Minas a vantagem de dois pontos pela primeira vez no jogo (9 a 7). Quando a margem chegou a três (17 a 14), Marcelo Fronckowiak pediu tempo. Sua equipe, no entanto, se perdeu em quadra. Um erro de levantamento e dois ataques seguidos para fora deixaram o placar em 20 a 15, e o treinador anfitrião gastou outro tempo técnico a que tinha direito.
Desta vez a bronca surtiu efeito, e a diferença caiu para dois pontos. Foi a vez de Horacio Dileo parar a partida. O Rio cresceu, e Bruninho saltou as placas de publicidade atrás da bola para tentar - em vão - o empate.  O jogo ganhou mais emoção. Maurício bloqueou, e Lucão respondeu com ace. O saque perfeito do central armou o contra-ataque para Thiago Alves empatar em 23 a 23. No bloqueio de Théo veio a virada, e foi a vez do Minas ficar apático. Lucarelli atacou para fora,  e o Rio largou na frente: 25 a 23.
Mineiros e gringos comandam a virada
 O Minas abriu 2 a 0 no segundo set, mas a vantagem foi embora antes que o grupo pudesse comemorar. Em ataque de Thiago Alves, time da casa marcou 8 a 6 na primeira parada técnica. Depois da pausa, as duas equipes passaram a explorar as jogadas pelo meio. No quesito eficiência, Maurício levou a melhor sobre Lucão, e os visitantes fizeram 14 a 11. Fronckowiak solicitou tempo, e suas orientações funcionaram. A diferença caiu para um ponto, Dileo parou a partida,  e Lucarelli virou protagonista.  Em uma bola sua na antena, a reclamação inflamou a torcida carioca. Mas outros ataques precisos na sequência deixaram o Minas em situação confortável. O saque de Lucão, que na parcial anterior fora determinante para a virada de seu time, desta vez o traiu e selou o empate: 25 a 21.
Filip e Quiroga, únicos estrangeiros em quadra, comandaram o Minas no terceiro set. A equipe abriu cinco pontos de vantagem em 15 a 10, e fez Marcelo Fronckowiak, além de pedir tempo, lançar Da Silva no lugar de Théo. O time da casa melhorou, fez a distância no placar cair para dois pontos e forçou o pedido de tempo de Dileo. Os visitantes responderam bem às instruções e voltaram a alargar a margem. Maurício, após uma série de defesas incríveis de seus companheiros, teve sucesso no bloqueio simples sobre Lucão. No paredão triplo, o central marcou novamente para o Minas virar o jogo: 25 a 19 (veja acima).
vôlei da silva rio de janeiro e mnas (Foto: Rudy Trindade / Agência Estado)
Da Silva brilha no tie-break
Encurralado, o Rio de Janeiro tornou-se muito mais agressivo em quadra. Lucão, pelo meio, brilhou no ataque e deu o troco em Maurício no bloqueio. Com ele no serviço e com boa participação de Da Silva, o time abriu 11 a 5. Aos poucos, porém, o Minas foi descontando a vantagem. Quiroga, Filip e Maurício se alternaram nas comemorações, e a distância caiu para dois pontos. A pressão fez o Rio crescer pelas mãos de Lucão e Riad, que explorou o bloqueio rival para levar a partida para o tie-break: 25 a 22.

No set decisivo,  Da Silva mostrou seu valor em meio a tantas estrelas olímpicas. Para fugir da marcação nos centrais, Bruninho acionou o oposto seguidamente, e ele converteu um ataque atrás do outro. A vantagem chegou a quatro pontos, e Dileo pediu tempo. Caiu para dois, e foi a vez de Fronckowiak tentar acalmar os ânimos. Quando os visitantes empataram em 10 a 10, o jogo pegou fogo e caminhou ponto a ponto para cada lado.  Lucarelli salvou um match point, mas Filip sacou na rede e deu a vitória ao Rio: 15 a 13.



Postar um comentário

0 Comentários