Publicidade

Header Ads

Novo ranking da CBV obriga Osasco a se desfazer de uma atleta de nível 7


A Confederação Brasileira de Voleibol divulgou, nesta terça-feira, o novo ranking oficial de atletas da Superliga feminina para a temporada 2013/2014. O novo somatório estipulado pela entidade e aprovado por todas as equipes que disputam a competição vai obrigar o vice-campeão Osasco a se desfazer de uma de suas principais jogadoras, que receberam a pontuação máxima, 7: Sheilla, Thaisa, Jaqueline ou Fernanda Garay. Segundo o regulamento, cada time pode ter no máximo três atletas de pontuação 7. Assim, uma das quatro terá que defender outra equipe na próxima edição do campeonato.

O sistema contempla a qualidade técnica de cada jogador, sua carreira e desempenho na última temporada. Os números vão de um a sete pontos. Com o atual ranking, além do limite de três jogadoras de nível 7, cada equipe tem o direito de formar o grupo com atletas cujo somatório de suas pontuações não seja superior a 32 pontos. No entanto, nesta soma geral, de acordo com as diretrizes divulgadas pela entidade, para as atletas que permanecerem na equipe da temporada anterior, mesmo que tenham acréscimo de pontos, prevalecerão os pontos estabelecidos e considerados na edição passada. É o caso de Fernanda Garay, do Osasco, que passou de 6 para 7. Individualmente, ela é uma das quatro jogadoras de pontuação 7, que ferem o limite de três. Para o cômputo geral, porém, por ter seguido na mesma equipe, serão contados os seis pontos da última temporada.

Osasco x Rio de Janeiro (Foto: Fabio Rubinato / AGF)

Além de Fernanda Garay, outras duas jogadoras receberam o grau máximo. A ponteira Tandara, do Sesi-SP, que tinha pontuação 5, e a cubana - também ponteira - Herrera, do Praia Clube, que  era nível 6 na temporada recém-encerrada.

A jovem Gabi, de 18 anos, foi quem mais subiu na lista. A ponteira do Rio de Janeiro pulou de 1 para 4 pontos e agora aparece apenas uma categoria abaixo de atletas como as líberos Camila Brait, que subiu um ponto e Fabi, que caiu um.

Bonificações

Fofão treino vôlei Rio de Janeiro (Foto: Pedro de Souza / adorofoto)

O sistema de bonificações a atletas abaixo de 17 anos e acima de 36 é uma das principais novidades do ranking. A levantadora Fofão, por exemplo, saiu de atleta ranking 7 para ranking 1 por ter 43 anos. De acordo com os responsáveis pela lista, a bonificação significa o reconhecimento à dedicação e espírito de luta das atletas brasileiras que contribuíram, durante vários anos, para o desenvolvimento do voleibol nacional e continuam servindo de exemplo às novas gerações através da manutenção de uma imagem íntegra, física e moral.

O ranking oficial foi implantado pela CBV em 1992, com o objetivo de gerar equilíbrio entre os times participantes da competição impondo um limite na pontuação geral para a formação de seus elencos. Após a eliminação na semifinal para o Osasco, o técnico Zé Roberto criticou o ranqueamento de atletas e pediu mudanças no processo.

- A CBV tem de rever essas coisas dos pontos. Até porque a Adenízia é beneficiada pelo outro CNPJ de Osasco (por conta das mudanças de patrocinadores da equipe). Fez-se um ranqueamento para não ter uma seleção brasileira jogando por um clube e o que está acontecendo em Osasco é exatamente isso - comentou o tricampeão olímpico.




Postar um comentário

0 Comentários