Publicidade

Header Ads

Théo escuta conselhos de Dante antes da final da Superliga


Há duas temporadas, Théo não se cansa de emprestar ouvidos para Dante. Seja nos treinos ou nas inúmeras caronas, o oposto do Rio de Janeiro está sempre atento às palavras do campeão olímpico em Atenas 2004. Não só por ser fã declarado, mas por acreditar que o ídolo sabe direitinho como lidar com cada situação de jogo. Nesta semana, os conselhos de Dante parecem ser ainda mais preciosos. Domingo é dia de final de Superliga e Théo, por dever de ofício, é a bola de confiança do time. A pressão será grande. A equipe busca o primeiro título de sua história, no Maracanãzinho e contra o Cruzeiro, o atual campeão.

Theo comemoração vôlei Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Loureiro / Inovafoto)

- Tento passar tranquilidade, confiança e lucidez para ele. Théo vai ser o cara que terá que decidir. A posição que ele escolheu é de decisão e tem perfil para isso, e é um cara bom caráter. Digo que ele sente muito o erro. Errar para ele tem peso dois. E falo que erro e acerto ele tem que esquecer e só pensar no próximo ponto. Gosto de ser referência para ele. Já vivi isso e sei como se sente. A minha era o Tande, e tentava sugar o máximo de informação. Aprendi a lidar com as palavras, com uma dura mais forte  - disse Dante.

Théo segue a mesma cartilha. Observa, ouve e de vez em quando se pega vibrando como Dante após um ataque sem defesa. Ri e admite que "essa coisa de liderança" não é muito com ele. Prefere ficar concentrado, pensando no ponto que está por vir.  Não tem a personalidade explosiva de outros jogadores da mesma posição. É mais tranquilo. Tanto que não está nem mesmo nervoso às vésperas de subir ao altar. No meio da semana comprou o terno. Precisou apenas de meia hora. Deixa os preparativos para a noiva. A cabeça está só no último jogo do campeonato.

-  Estou tranquilo. A pressão tem que ser aqui primeiro. Depois eu desligo para lá (risos). Não tem muito mistério agora. Estou sabendo da responsabilidade que tenho e o que tenho que fazer. E é muito bom ter o Dante do lado porque ele passou por todas as situações que se pode imaginar, de perder, de ganhar, de virar jogo. E ele sempre está tranquilo durante as partidas. Sempre fala pra gente que não tem invenção e segredo, que a gente sabe fazer. Dante treina, confia e faz.. Acho que vai ser bom jogar em casa. O ginásio é nosso, tem a nossa torcida. Não encaro como uma pressão extra. A pressão na final vai ser para todo mundo.

Aos 29 anos, Théo tem um título de Superliga no currículo. Foi campeão com o Florianópolis (2008/2009). Nas duas temporadas seguintes atuou no Japão. Desde o retorno, se transformou no segundo maior pontuador no duelo entre Rio de Janeiro e Cruzeiro. Nas quatro partidas - duas na edição passada e duas na fase de classificação da atual -, anotou 56 pontos. Melhor do que ele, só o cruzeirense Wallace, que soma 68.  

- É bom jogar contra um grande time. O Cruzeiro é o mais regular das últimas temporadas, tem muitas qualidades. Todo mundo joga bem e essa é a terceira final consecutiva deles. Então, temos que sacar bem para tentar tirar a bola da mão do William. Temos que errar pouco e saber fazer os pontos.

Quem o vê com um sorriso no rosto, não imagina que há nove meses ele tenha sido algo raro de se ver. Campeão do mundo e da Liga Mundial com a seleção brasileira em 2010, o oposto ficou no último corte feito por Bernardinho, antes dos Jogos Olímpicos de Londres.  Doeu, ele não nega. Mas o sonho de disputar as Olimpíadas segue vivo.

- Ficar fora depois de alguns anos de participação foi difícil. Mas eu não estava em grande momento. O Wallace e o Leandro Vissotto estavam bem. E para lá tinha que ir quem estava 100%. Eu administrei isso, aceitei, pois sabia o porquê daquilo. Superei rápido. Tenho que pensar nas próximas agora.




Postar um comentário

0 Comentários