Publicidade

Header Ads

Volei de Praia: Ranking afunda na areia


Conhecido pelos dias ensolarados, pela torcida animada e pelos jogadores empolgados, o vôlei de praia parece ter mudado. O clima está diferente. Ontem, na Esplanada dos Ministérios, onde os atletas disputam a última etapa do Circuito Nacional, o cenário era de tristeza. Na área de convivência, poucos participantes eram vistos. Os que por ali circulavam cochichavam entre si. O assunto era um só: as novas regras impostas pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Na visão dos competidores, um dos pontos mais revoltantes é a distribuição de vagas para o Circuito Mundial. Antes definida pela posição no ranking brasileiro, a oportunidade de disputar o torneio internacional passa a ser decidida por indicação da Seleção Brasileira. A medida vale para todas as confederações do globo.

Com isso, atletas consagrados ficaram fora da primeira etapa do Circuito Mundial, a partir de 30 de abril, em Xangai (China). Márcio Araújo (prata em Pequim-2008), Harley Marques (campeão Mundial em 2008) e Juliana (pentacampeã mundial, ex-parceira de Larissa) são alguns destaques deixados de lado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). As indicações são feitas pelos técnicos da Seleção. A dupla líder do ranking nacional, Bárbara Seixas/Ágatha, viajará para a China, mas com parceiras diferentes. Bárbara terá Lili ao lado, enquanto Ágatha jogará com Maria Elisa.

A insatisfação vai além. Os atletas reclamam de "perseguição digital". Suas contas em redes sociais, como Twitter e Facebook, têm sido vigiadas. Caso alguma publicação seja contrária à CBV, eles são orientados a apagar o texto.
A criação da Seleção Brasileira, no fim da temporada 2012, foi bem vista pelos jogadores. O caminho trilhado por ela, porém, desagrada. "A ideia é boa, desde que os melhores sejam convocados. Não quero desmerecer ninguém, mas eu ficaria mais tranquilo se atletas muito melhores do que eu estivessem lá", diz Harley, 5º do ranking masculino de duplas ao lado de Benjamin, outro ausente na convocação.

Carlos Silva/CB/D.A Press
"Essas mudanças fazem com que todo mundo fique triste, de verdade", lamenta Harley


De acordo com os atletas, nenhum esclarecimento foi feito pela CBV. Na avaliação deles, não há critério para s indicações. "Não é à toa que as medalhas trazem a inscrição 'honra ao mérito'. Quando cheguei ao vôlei de praia, havia outros atletas bem acima de mim. Fui conquistando espaço com vitórias e, de uma hora para a outra, estou fora", acrescenta Harley. "É um absurdo. Passei oito anos disputando Mundial para ganhar uma medalha olímpica. De repente, tiram os pontos do meu bolso", desabafa Márcio Araújo.

Por meio da assessoria de imprensa, a CBV alega ter acatado uma decisão da FIVB e estar levando adiante, desde dezembro, os treinos da Seleção no Centro de Treinamento de Saquarema (RJ).

Desânimo na arena

Aos 38 anos, o brasiliense Harley atua em alto nível. Eleito duas vezes o Rei da Praia — foi escolhido pelo finalista Ricardo, este ano, para disputar a final perdida para Alison e Bruno Schmidt —, Harley ainda tem a empolgação de garoto para jogar. Mas ao falar sobre as mudanças impostas pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e as decisões da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), o brasiliense demonstra desgosto. Harley emociona-se ao comentar o clima entre os colegas nas arenas de vôlei de praia. "Essas mudanças fazem com que todo mundo fique triste, de verdade", lamenta.

Revoltado, Márcio Araújo classifica a atitude da CBV de ignorar competidores de alto nível em convocações como "uma falta de respeito profunda diante do que esses jogadores fizeram pelo Brasil". Os atletas têm tentado se mobilizar contra as imposições. No entanto, na avaliação de Márcio, as esperanças são escassas. "Não acredito que conseguiremos algo. O Ary (Graça, presidente da FIVB) é muito poderoso. Isso tudo é uma humilhação e desvalorização", complementa.

Comovido, o brasiliense Harley promete seguir lutando: "A vontade que eu tenho é de parar, mas não é desse jeito que eles conseguirão. Sou insistente".

Os indicados

Duplas convocadas para a etapa
chinesa do Circuito Mundial


Feminino
Ágatha/Maria Elisa
Bárbara Seixas/Lili
Talita/Taiana
Maria Clara/Carol

Masculino
Alison/Emanuel
Bruno Schmidt/Pedro Solberg
Ricardo/Álvaro Filho
Evandro/Vitor Felipe


Postar um comentário

0 Comentários