Publicidade

Header Ads

Murilo Radke e William duelam por chance na seleção


Com Ricardinho aposentado da seleção, uma das duas vagas de levantador da seleção ficou em aberto. Bruninho, inscrito como capitão do Brasil na Liga Mundial, tem o posto de titular praticamente garantido. Dos outros três nomes, Rapha, maestro do Trentino nas últimas campanhas campeãs mundiais, fraturou um dedo da mão e é dúvida para a competição. Neste cenário, William e Murilo Radke, únicos já concentrados em Saquarema, se ajudam nos treinamentos enquanto buscam seu lugar ao sol no time de Bernardinho.

Murilo Radke e William volei seleção brasileira (Foto: Divulgação/CBV)


Campeão da Superliga 2011/2012, William foi chamado pelo técnico da seleção no início da temporada passada. Surpreso com o chamado, o jogador do Cruzeiro foi frio e sincero. Apesar do sonho de disputar as Olimpíadas, da chance de concorrer diretamente por uma vaga no grupo que iria a Londres, ele não tinha condições físicas de aceitar o desafio. Com uma lesão no joelho que o obrigou a jogar à base de infiltrações, o maestro celeste precisava de tempo para se tratar. Agradeceu a oferta da estrutura da seleção para os cuidados médicos e seguiu em Belo Horizonte para se recuperar da estafa física e mental.

Passado um ano, William adicionou o título do Sul-Americano e mais um do Campeonato Mineiro a sua coleção e chegou à terceira final seguida na Superliga. Eleito o melhor levantador do campeonato nacional, foi novamente lembrado por Bernardinho. Desta vez em plenas condições, respondeu prontamente ao chamado.

william cruzeiro treino volei (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

- A lesão estava me incomodando demais, e eu sou um cara que não consegue fazer algo estando 50%, ainda mais não estamos bem fisicamente. Eu senti que precisava dar uma parada, que estava extremamente desgastado. O meu sonho e de qualquer atleta é disputar as Olimpíadas, mas eu não tinha condições físicas. Não dava pra vir e ficar enganando. Eu não sou desta forma. Desta vez foi diferente, me preparei o ano todo. Hoje estou bem melhor, estou 100%, e por isso aceitei de prontidão. É uma honra para mim estar entre os melhores, disfrutar desta estrutura.

Apesar de ser um estreante no grupo verde-amarelo principal, William é um dos mais experientes do grupo de atletas que já treina em Saquarema. Aos 33 anos, o levantador soma títulos importantes pelo Cruzeiro e pelo Bolívar, da Argentina, clube que defendeu antes de retornar ao Brasil. Caso tenha a oportunidade de mostrar serviço em um jogo oficial, o paulista promete mostrar a ousadia que o fez ser conhecido como "El Mago".

- Minha função é vir aqui, dar o meu melhor, treinar forte todos os dias. Eu sou desta maneira. O Bernardo tem um leque de opções com grandes jogadores na posição, cada um com uma característica diferente. Se ele precisar da minha característica a seleção ganha experiência, ganha um jogador que arrisca um pouco mais, que tem uma maneira de comandar a equipe. Ele me conhece há bastante tempo e, se me convocou, é porque acredita em mim. Vou treinar, tenho que dar o meu melhor.


O concorrente direto de William, quase uma década mais jovem, se vê correndo por fora. Aos 24 anos, Murilo Radke fez uma boa temporada pelo Campinas, mas reconhece que ainda precisa agregar mais bagagem a seu currículo. Para o gaúcho, a oportunidade de treinar com a seleção principal é justamente uma forma de dar um salto de qualidade na promissora carreira.

- Eu vou poder aproveitar muito e usar o que eu puder para evoluir. O que eu puder aprender com o William, o Bruno e o Rapha, que são jogadores mais experientes, com um currículo bem maior que o meu, vou fazer. O quanto eu puder crescer, eu vou. É a hora de eu evoluir. Qualquer toque que eles dão eu tento absorver para fazer com que o meu voleibol cresça. Aqui é um ajudando o outro o tempo todo, todos com o objetivo de conquistar títulos para o país. Estou focado em ajudar o grupo ao máximo que eu puder e crescer junto com esse novo ciclo.

A equipe masculina se prepara para a Copa Pan-Americana, onde atletas mais jovens deverão representar o Brasil sob o comando do técnico Rubinho. A competição organizada pela Norceca (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe), no entanto, está suspensa e não tem data marcada. O compromisso seguinte, já com força máxima, é a Liga Mundial, que vai de 7 de junho a 21 de julho.




Postar um comentário

0 Comentários