Publicidade

Header Ads

Suelen comemora chance na seleção


A mesma perspicácia que mostra nas defesas em quadra, Suelen demonstra no campo das palavras. Desde que apareceu para o vôlei, a líbero, hoje com 25 anos, encara uma avalanche de perguntas sobre seu peso, com frequência até maior do que sobre sua habilidade em quadra. Os holofotes e as críticas chegaram a um ponto tão desproporcional que, orientada pelo Campinas, seu último clube, a mineira parou de falar sobre a briga contínua com a balança. A boa temporada na Superliga feminina 2012/13 e, mais recentemente, a convocação para a seleção brasileira, no entanto, deram força para um desabafo.

Suellen vôlei (Foto: Helena Rebello)Suelen em Saquarema: líbero vê convocação como 'cala-boca' para críticos (Foto: Helena Rebello)


Suelen mede 1,70m e, segundo a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), pesa 89 quilos. A jogadora, no entanto, exibe uma silhueta bem mais fina do que os números divulgados sugerem. Resultado da rotina de concentração no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Empolgada com a série de treinamentos com o grupo verde-amarelo e com a confiança do técnico José Roberto Guimarães, a defensora garante que não há comodismo e que busca ficar mais leve para ter ainda mais mobilidade dentro de quadra.

- Ele (Zé Roberto) acredita em mim, senão não teria me chamado para o time dele e, agora, principalmente, para a seleção. Eu acho que sim, que é um cala-boca. Todo mundo fala o que quer, mas estou aqui para mostrar que não é o que o povo fala. Estou aqui para mostrar que sou acima do peso sim, estou correndo atrás disso, mas que eu posso ir além sim. Estou aqui para buscar cada dia mais emagrecer. A coisa que eu mais persigo é isso. Eu procuro sempre isso, tanto aqui quanto nos clubes.

Terceira atleta mais eficiente no passe em toda Superliga feminina (39.33% de aproveitamento), à frente das colegas de seleção e companheiras de posição Camila Brait e Fabi, Suelen começou sua história na seleção nas categorias de base e, no ano passado, participou do início do trabalho com a seleção de novas. Desta vez, no grupo principal, a companhia de algumas colegas dos tempos de juvenil e o contato com atletas com bagagem olímpica formaram a combinação perfeita para motivar a mineira.

- Eu tinha vindo (para Saquarema) no ano passado, aí fiquei bem pouquinho tempo. Agora com as meninas que estavam nas Olimpíadas, tudo é muito novo. Estou querendo aprender com todas elas. Estou gostando muito. Para mim está sendo muito gratificante. Acho que o grupo está muito unido, muito feliz. Está um ambiente muito bacana.

Comandada por Zé Roberto na última temporada nacional, Suelen não vê muita diferença na convivência com o treinador no Campinas e na seleção. A defensora acredita que a proximidade das competições oficiais pode mudar um pouco este panorama, mas se vê em uma situação confortável pelo fato de os dois já terem um relacionamento profissional anterior.

- Aqui acho que tem uma responsabilidade maior. Aqui é a seleção, a gente está mostrando a que a gente veio, está representando o Brasil inteiro. Aqui ele (Zé Roberto) tem uma responsabilidade maior do que no clube. Estamos aqui há quatro semanas. Agora que vai começar a preparar mesmo para os jogos, aí devemos sentir um pouco mais de diferença. Mas até agora está a mesma coisa (no clube e na seleção). Por já ter trabalhado com ele, ele já sabe até onde eu posso chegar, até onde eu posso doar. Acho que isso não é uma facilidade, mas me dá uma tranquilidade a mais - disse a jogadora, que defenderá o Sesi-SP na próxima Superliga.

Líbero Suelen defende ataque do Araraquara (Foto: Felipe Christ / Amil)Suelen teve o terceiro melhor aproveitamento da última Superliga no passe (Foto: Felipe Christ / Amil)


Os dois primeiros desafios da temporada serão a Montreux Volley Masters, de 28 de maio a 2 de junho, na Suiça, e o Torneio de Alassio, de 4 a 10 de junho, na Itália. Além de Suelen, já treinam em Saquarema as líberos Camila Brait e Fabi, as levantadoras Claudinha, Dani Lins e Fabíola, as opostos Tandara e Monique, as ponteiras Fernanda Garay, Ellen, Priscila Daroit e Michelle, as centrais Letícia Hage, Adenízia, Bia e Angélica.



Postar um comentário

0 Comentários