Publicidade

Header Ads

Bernardinho tenta frear frustração: 'Temos de saber levantar'


O clima está longe de ser ruim, mas o tempo é curto. Após a derrota para a Rússia na abertura da fase final da Liga Mundial, Bernardinho usou o primeiro treino com a seleção para acertar alguns detalhes, dentro e fora de quadra. Antes do início das atividades, em um ginásio alternativo ao principal em Mar del Plata, reuniu os jogadores para uma longa conversa . Falou baixo, com calma, em frente aos ouvidos atentos dos atletas. A cena se repetiu outras três vezes na tarde desta quinta-feira.
- Nós já tivemos, ao longo da nossa trajetória, momentos assim. Eu me lembro muito bem, em 2006, nós perdemos para a França no Japão. No dia seguinte, o Tadeu Schmidt (repórter e apresentador da TV Globo), fez uma matéria sobre o dia do silêncio. Ninguém falava nada, eram mortos-vivos em quadra. E nós precisávamos treinar. Ruminando e pensando no dia anterior. Claro, temos um pouco disso no dia de hoje. Não que uma derrota para a Rússia não possa acontecer. Há um certo sofrimento. Criou-se uma certa expectativa exagerada. E a expectativa gera frustração. Temos de saber lidar com isso e levantar. Nossa chave é uma chave dura, sei que o Canadá vai encrespar o jogo contra a Rússia. Temos de ter muita atenção.
Treino seleção Mar del Plata vôlei Liga Mundial (Foto: João Gabriel Rodrigues)
Nas atividades, os jogadores mantiveram o bom clima que apresentam desde a chegada à cidade argentina. Mas também trabalharam duro, seguindo as orientações do técnico. Durante o treinamento, Bernardinho tentou simular o estilo de jogo do Canadá.
- Foi muito mais um treinamento para simular como vai ser o Canadá, de como vão jogar. Eles vão assistir ao jogo agora, vamos estudar à noite. Para que o time consiga chegar a essa vitória – afirmou o técnico.
Bernardinho seleção vôlei Liga Mundial (Foto: João Gabriel Rodrigues)
Com a lesão de Leandro Vissotto, que não deverá entrar em quadra por conta de um edema no tendão patelar do joelho esquerdo, o treinador fez alguns testes. Enquanto o oposto fazia fisioterapia, Bernardinho trabalhou as jogadas com Wallace, seu provável substituto. O técnico, porém, também foi além. Depois de usar Lipe na posição no último set do jogo, o comandante mandou o central Isac para a saída de rede.
- Ele chegou a atuar na posição um pouco lá atrás, na base. E tem potencial para ajudar. Ontem o Lipe chegou a jogar assim, ele sabe se virar bem por ali. Em termos de opção, é interessante. É um cara que bloqueia, ataca. Se precisarmos, podemos usar.
Bernardinho prefere não fazer previsões. Sem saber se poderá contar ou não com Vissotto, o treinador arma o time para bater o Canadá nesta sexta-feira.
- Meus prazos são diferentes. Eu penso no Canadá. Para sexta, é quase impossível. Tudo o que não temos domínio da situação, já está definido. Eu tenho de pensar no agora e nas opções para vencer o Canadá. Passando a partida, vamos voltar a analisar a situação dele, sem correr nenhum tipo de risco. Aí vou pensar se posso contar com ele.


Postar um comentário

0 Comentários