Publicidade

Header Ads

Ricardo e Álvaro Filho levam prata na Polônia. Alison e Emanuel perdem o bronze.

A derrota geralmente tem um sabor amargo. Mas, apesar da inevitável frustração, Ricardo e Álvaro Filho exibiram o sorriso sincero de quem se superou ao longo do  caminho. Com uma campanha incrível em Stare Jablonki, tendo eliminado campeões mundiais e olímpicos, os brasileiros pararam diante de Brouwer e Meeuwsen, oitavos no ranking da temporada. Mesmo com grande desempenho de Ricardo no bloqueio, os nordestinos viram os rivais sagrarem-se os primeiros holandeses campeões mundiais do vôlei de praia. A vitória foi em dois sets, com parciais de 21/18 e 21/16. O terceiro lugar ficou com os alemães Erdmann e Mitysik, que derrotaram Alison e Emanuel mais cedo.
vôlei de praia Ricardo e Álvaro Filho etapa da Polônia (Foto: FIVB)
- Fizemos um torneio de superação. Perdemos na chave, mas jogamos muito bem contra times muito grandes e experientes depois. Estou muito feliz porque é a minha primeira temporada aqui e ao lado do Ricardo. Tenho muito a aprender com ele, mas infelizmente não vou conseguir aprender tudo em um dia - disse Álvaro, eleito pela organização o melhor jogador do campeonato.
Duas vezes vice-campeão mundial sub-21, o paraibano conquistou sua primeira medalha em um mundial adulto. Ricardo completa dez anos de seu único título, conquistado ao lado de Emanuel, e soma no total  três vice-campeonatos, dois seguidos.
Ricardo brilha no bloqueio, mas holandeses são superiores
As atuações de destaque nos últimos três jogos deixaram Álvaro Filho em evidência e o tornaram o alvo dos holandeses no início da partida. Forçando muito o saque, Brouwer e Meeuwsen quebraram o passe do paraibano e dificultaram suas ações. Brouwer virava uma atrás da outra, e mesmo quando Ricardo o parava no bloqueio, a cobertura eficiente permitia um novo ataque. Depois da parada técnica, o time verde-amarelo reagiu. O empate em 14 pontos veio da canhotinha de Álvaro, e os holandeses pediram tempo. Quando Meeuwsen se destacou, Ricardo respondeu no  bloqueio. Um capricho da bola, no entanto, traiu os brasileiros. Brouwer sacou, e após bater na fita, ela caiu no chão sem dar chance para a defesa: 21/18.

Embalados, os holandeses largaram na frente no segundo set. Ricardo deu várias orientações a Álvaro Filho e comandou o time também na bola. Bem nos bloqueios, o baiano sentou o braço nas cortadas e segurou o placar apertado. O serviço de Meeuwsen voltou a quebrar o passe do time brasileiro, que pediu tempo quando a desvantagem chegou a quatro pontos, em 14 a 10. Impossível na virada de bola, o time da Holanda foi tornando o placar elástico aos poucos. Ricardo, de segunda, salvou um championship point e pediu tempo. Na volta, Álvaro, improvisado no bloqueio, salvou outro. Pena que a distância era grande demais. E Meeuwsen a tornou impossível de ser vencida: 21/16.
Bloqueio de  Erdmann tira o bronze de Alison e  Emanuel
O primeiro set da disputa pelo bronze foi definido pela eficiência no bloqueio. Erdmann parou Emanuel e Alison já nos primeiros pontos do jogo e colocou seu time em vantagem. O Mamute respondeu na mesma moeda, mas pecou no ataque. Apostando sempre nas jogadas de força, sofreu com a falta de pontaria em alguns momentos. E Emanuel, apesar de bem no saque, seguiu com dificuldades de ultrapassar a barreira formada por Erdmann. Foi do número 1 da Alemanha, na paralela longa, o ponto que definiu o set: 21/17.
Os alemães saíram na frente novamente na segunda parcial, mas cederam a virada em bloqueio de Alison. O problema é que Erdmann estava ainda mais inspirado no fundamento. E enquanto Emanuel desperdiçou dois saques, Matysik encaixou ótimo serviço e fez os brasileiros pedirem tempo quando perdiam de 14 a 11. Esfriar os ânimos fez bem à dupla, e Emanuel teve sucesso duas vezes seguidas ao explorar o bloqueio rival a seu favor. A vantagem, porém, não foi revertida em tempo hábil. Matysik garantiu o pódio fechando o set em 21/19.
vôlei de praia Emanuel e alison etapa da Polônia (Foto: FIVB)
- Acho que jogamos até mais do que esperávamos. Nós demos o nosso máximo,  mas não chegamos aqui com o máximo da nossa força física. Fomos com toda a vontade, mas em alguns momentos acabávamos errando pelo cansaço. Agradeço a todos que torceram para a gente, nós.  Temos essa noção de que não estamos bem fisicamente, mas mentalmente nosso time é muito forte. E acho que o vôlei de praia valoriza isso nas horas difíceis. Infelizmente desta vez não deu, mas acredito que, nos próximos meses a gente vai melhorar - disse Emanuel.

Todos os campeões mundiais no masculino
Los Angeles1997 – Guilherme a Pará (BRA)
Marselha 1999 – Loiola e Emanuel (BRA)
Klagenfurt 2001 – Mariano Baracetti e Martin Conde (ARG)
Rio de Janeiro 2003 – Ricardo e Emanuel (BRA)
Berlim 2005 – Márcio e Fábio Luiz (BRA)
Gstaad 2007 – Todd Rogers e Phil Dalhausser (EUA)
Stavanger 2009 – Julius Brink e Jonas Reckermann (ALE)
Roma 2011 – Alison e Emanuel (BRA)
Stare Jablonki 2013 - Brouwer e Meeuwsen (HOL)


Postar um comentário

0 Comentários