Publicidade

Header Ads

A importância de Fabiana contra os Estados Unidos

Fabiana seleção vôlei Grand Prix (Foto: Divulgação/FIVB)

Bi-campeã olímpica  no banco de reservas. Para quem não acompanha a seleção, pode ter estranhado tal situação. Mas parecia que José Roberto Guimarães estava esperando o momento certo. Ainda fora de sua melhor forma, Fabiana havia entrado apenas por alguns pontos na vitória contra a Polônia. Mas, ao ver que precisava mudar o ritmo da seleção diante dos Estados Unidos, o treinador chamou sua capitã pouco após o início do segundo set. Vibrante, a central mudou o jogo e se mostrou fundamental para que a equipe fechasse a primeira etapa do Grand Prix invicta.

Mais do que oito pontos que fez na partida, Fabiana mudou o estilo de jogo da seleção. Chamou a responsabilidade e fez as companheiras jogarem mais soltas. Após a vitória, a central admitiu ter tentado mexer com o ânimo do time.

- É que eu fico brincando com as meninas. Elas não têm responsabilidade nenhuma! Elas têm de se divertir. Quando entrei, falei: "Gente, não quero ver ninguém para baixo. Quero ver todo mundo para cima. Vocês têm de brincar, a responsabilidade é minha. Quando vocês estiverem para baixo, olhem para a minha cara que nós vamos com tudo e vamos ganhar (risos)".  E elas começaram a ficar mais soltas, se divertindo. E minha obrigação é essa, passar essa tranquilidade. É vibrar com elas. Tenho certeza que se elas olharem para mim e eu estiver assim, elas vão estar mais tranquilas dentro de quadra.

Fabiana entrou em quadra quando o Brasil enfrentava problemas diante das americanas, logo depois de ter perdido o primeiro set. Zé Roberto festejou a atuação da capitã.

- Tivemos sorte na entrada da Fabi, que jogou muito bem. Abriu a bola por trás, porque elas estavam muito fechadas no bloqueio.

As outras jogadoras ressaltaram a liderança de Fabiana em quadra. Mais nova da equipe, Gabi, que saiu de quadra como um dos destaques da vitória, afirmou que a capitã pediu alegria à seleção durante a partida.

- A Fabi tem um espírito de liderança muito grande, não à toa é capitã da seleção. A partir do momento que ela entrou, nós começamos a falar mais, jogar mais alegres. E essa é a nossa maior virtude, jogar com alegria.

Outra central da seleção, Juciely também elogiou a entrada da capitã. Para a jogadora, Fabiana serve de referência às companheiras quando está em quadra.

- A Fabiana é uma referência para nós, é um espelho. Ela é uma bicampeã olímpica. Além de ser capitã, ajuda muito a gente com a visão de jogo que ela tem. E nós pegamos muita experiência com ela. E ela está de parabéns porque mudou o jogo.

Com oito pontos, o Brasil fechou a classificação em quinto lugar após a primeira etapa do Grand Prix. A seleção embarcou ainda no domingo rumo a Porto Rico, onde vai enfrentar as donas da casa, a Bulgária e a República Dominicana no próximo fim de semana.




Postar um comentário

0 Comentários