Publicidade

Header Ads

Brasil vence a Colômbia e chega à 2ª vitória com seriedade de Bernardinho

Bernardinho jogo vôlei Brasil x Colombia (Foto: Thiago Lavinas)

O jeitão característico de se manter sério e sempre focado já surgiu antes mesmo do início da partida. A Colômbia está longe de ser uma potência atualmente no vôlei mundial, mas já no aquecimento dos rivais, Bernardinho ficou próximo à rede e aproveitou para analisar por alguns instantes o adversário. Era um sinal de que não existe jogo ou adversário fácil na cabeça do treinador. Gesticulando como sempre, demonstrando irritação em alguns lances, dando apoio aos seus comandados em outros e posando constantemente as mãos cruzadas e fechadas contra as costas, ele guiou Bruninho, Dante, Lucão, Lucarelli & cia. rumo à segunda vitória no Sul-Americano na noite desta quarta-feira, por 3 sets 0, com parciais de 25/15, 25/18 e 25/12, em Cabo Frio, cidade litorânea do estado do Rio de Janeiro.

A próxima partida do Brasil no Campeonato Sul-Americano de vôlei acontece nesta sexta-feira, às 20h30m (de Brasília), contra o Chile. Já a Colômbia encara os chilenos antes, nesta quinta, às 17h30m. O sistema de disputa da competição é de todos contra todos. O torneio disputado em Cabo Frio leva o campeão e o vice ao Mundial na Polônia, em 2014. Há uma terceira vaga para o vencedor de um pré-Mundial. Das 29 edições do Sul-Americano, a seleção venceu 28. Apenas na de 1964, quando o Brasil não participou, o caneco foi levantado pela Argentina.

O jogo 

O estilo tranquilo durou pouco. Apenas quatro pontos. Bernardinho se irritou com uma jogada errada do Brasil em que a bola morreu na rede. A partida estava 2 a 2. Dante escutou uma pequena bronca em seguida ao colocar a bola no fundo da quadra em uma manchete ruim. Nada fora do normal. Estilo Bernardinho. Além das orientações constantes, também foram comuns as olhadas para sua comissão técnica munida de notebooks no banco de reservas.

O Brasil marcou 6 a 5 em um erro bobo da Colômbia, que não se entendeu na recepção. Nada de comemoração do comandante, só um pedido de calma aos atletas. No primeiro tempo técnico, teve uma conversa em particular com Lucarelli, um pouco apagado até então.

Outro fato curioso é que Bernardinho levava a mão constantemente à orelha, onde fica um microfone em que se comunica com sua comissão técnica. O Brasil abria com tranquilidade uma vantagem no placar. Mas o treinador seguia focado. Vissotto ganhou um cumprimento com 16 a 9 no placar, ao marcar um ponto, e ouviu do chefe: "Vamos ganhar, vamos ganhar". Quando o Brasil fechou em 25 a 15, ele não comemorou muito. Só retirou o aparelho do ouvido e mudou de lado na quadra.

O segundo set começou com Bernardinho fazendo caras e boas quando Bruninho errou uma jogada. Depois, uma batida de palmas rápida com um corte para fora dos colombianos. Sem saber onde repousar as mãos, que gesticulavam bastante, o treinador as colocava cruzadas nas costas. Mais tarde, pediu para Mário Junior acertar o posicionamento no meio, que havia ficado vazio. O jogador respondeu: "Calma, calma". Mas o set não estava tão tranquilo quanto o primeiro. Ele demonstrou impaciência e balançou a cabeça quando a Colômbia fez 8 a 5, com Lucarelli tentando salvar uma bola com os pés.


Após o tempo técnico, uma jogada da Colômbia foi para fora, ele soltou um palavrão e perguntou ao banco: "Foi dentro?". Ao ver que o ponto era brasileiro, apenas soltou um grito para empurrar a equipe. Em mais uma paralisação, conversou com Vissotto e Sidão, que concordaram com uma orientação fazendo "sim" com a cabeça. Depois, fez o mesmo com Lucarelli, novamente em particular. Dante foi instruído a sacar perto da rede, e Sidão marcou após a jogada dos visitantes. Aliás, a seleção brasileira jogava olhando a todo momento para seu comandante, esperando sua palavra de ordem.

Com 15 a 13 no placar, colocou Wallace, William e Lucão, e reclamou do posicionamento da defesa quando os colombianos conseguiram aproveitar um ataque. No tempo técnico, o líbero Mário Junior. Ele também apoiou Lucão quando o mesmo errou um saque na rede no reinício da partida. Mas Bernardinho se irritou quando a arbitragem marcou um ponto a favor da Colômbia, com 20 a 17 no placar. Depois, o Brasil fechou a parcial em 25/18.

Com a vitória iminente, Bernardinho ficou bem mais tranquilo no terceiro set, refletindo a atuação do Brasil em quadra. O nervosismo só reapareceu quando, com 7 a 3 no placar, o árbitro validou um ponto da Colômbia, sendo que o jogador visitante invadiu demais. Mas a raiva era com a arbitragem, não com o time. Bruninho até tentou argumentar, mas sem sucesso. O técnico esbravejou de maneira mais incisiva, mas voltou a ficar calmo em seguida, com a mão no queixo, só observando a partida por alguns instantes. No fim das contas, tranquilidade ao ver que o Brasil fechou em 25 a 12.

Fonte: GloboEsporte.com


Postar um comentário

0 Comentários