Publicidade

Header Ads

Brasil bate Colômbia e vence segunda em Ica

Vôlei Brasil e Colômbia  (Foto: Thierry Gozzer)

Antes do jogo, o brasileiro Mauro Morais, técnico da Colômbia, foi bem sincero. Para bater o Brasil, seu time precisaria de uma série de coincidências: ter todas as bicampeãs olímpicas em seu pior dia, todo o seu grupo no melhor dia de suas vidas, e mesmo assim, muita sorte. É claro que isso não aconteceu. Como já era esperado, as meninas de José Roberto Guimarães passearam mais uma vez e conquistaram a segunda vitória no Sul-Americano feminino de vôlei, em Ica, no Peru, derrubando mais um obstáculo rumo ao título da competição e à vaga na Copa dos Campeões intercontinentais e no Mundial de 2014, na Itália. O triunfo veio por 3 sets a 0 (25/13, 25/14 e 25/18), no Coliseo Cerrado tomado por peruanos fascinados com as brasileiras.

Com 14 pontos, Thaisa foi a maior pontuadora do Brasil, com excelente atuação tanto no ataque quanto na defesa. Já Fabiana, que fez sua estreia no Sul-Americano, anotou 11 pontos no duelo com a Colômbia.

- Sabíamos que para termos um jogo tranquilo precisávamos ir bem no saque, porque elas atacam alto, fogem do bloqueio. Então, fizemos isso muito bem nos dois primeiros sets e tivemos tranquilidade. No terceiro set, nosso saque não entrou tão bem e elas conseguiram atacar mais. Mas o mais importante dessa vitória não foi nem o bloqueio, e sim nossa defesa, que funcionou bem e nos proporcionou jogar - disse Thaisa ao fim da partida.

Nesta sexta-feira, às 19h (de Brasília), o Brasil enfrenta a Argentina no terceiro duelo do Sul-Americano feminino de vôlei. O título vale para o país uma vaga na Copa dos Campeões intercontinentais, que acontece em novembro, no Japão, além do principal objetivo, a primeira vaga da América do Sul no Mundial da Itália, em 2014, no segundo semestre. O Sul-Americano é disputado em pontos corridos, e as seis seleções se enfrentam em cinco dias de jogos. Quem somar mais pontos fica com a taça e as duas vagas.

Bloqueio brasileiro arrasa colombianas

Agora poupando Adenízia e Camila Brait, o Brasil teve Fabiana e Fabi entre as titulares. Sacando bem, a seleção abriu 8/3 com cinco minutos de jogo. Garay desequilibrou no fundamento e, com Thaisa bem na rede, as bolas de meio eram cravadas praticamente sem marcação. Pelas pontas, Gabi também aparecia sem ninguém para incomodar.

Do outro lado, a oposto Madelaynne Montaño, 'máquina de pontos', não conseguia jogar e era vigiada de perto por Sheilla. Sem sua bola de segurança, as colombianas sucumbiram mais rápido que o esperado. Com pouco mais de 13 minutos, o elástico placar estava em 17 a 6 para o Brasil. Thaisa continuava dona da rede, e a dupla com Sheilla funcionava muito bem para parar o ataque da Colômbia. Em bela largada, Gabi anotou 22/11, e poucos minutos depois o time de Zé Roberto fechava o primeiro set em 25/13, com Dani Lins ganhando a disputa na rede.

Sheilla comanda segundo set

O segundo set não começou diferente do primeiro. O ponto inicial veio com Fernanda Garay no bloqueio. Errando até o rodízio em quadra, as colombianas davam pontos de graça, e com incríveis dois minutos o Brasil já tinha 10/4 no set. Quando fez o quinto ponto, no meio da rede, Ivonne festejou com as companheiras de Colômbia. Mesmo diante da facilidade, Zé Roberto mantinha o time titular em quadra, buscando um entrosamento ainda maior do grupo.

Na reta final do set, Sheilla se soltou, apareceu no ataque e, auxiliada por Gabi e Garay, comandou a pontuação. No fim, Fabíola ainda teve a chance de jogar alguns minutos no posto de Dani Lins. Michelle também entrou no time brasileiro, que fechou a conta em 25/14 em cima do time colombiano, que contou com um erro ou outro do Brasil para pontuar um pouco mais no segundo set.

Terceiro set mais apertado

Com Natália no time para o terceiro set, Zé Roberto parecia enfrentar um time top 5 do vôlei mundial. Gesticulava, pedia atenção e não aceitava erro. Com o público peruano chegando para o jogo de fundo da noite, entre Peru e Chile, a seleção viu a Colômbia começar um pouco melhor o set, com o placar em 4/4 no início. A recepção, porém, seguia como o calcanhar de Aquiles das colombianas. Qualquer saque brasileiro, mesmo que não forçado, era de difícil defesa e logo em seguida o marcador já tinha 8/4 Brasil.

Vindo do meio, da ponta, da linha dos três metros, Montaño era parada no ataque. E aos poucos o terceiro set ia repetindo o panorama dos demais. Com 13/6 no marcador, o técnico brasileiro Mauro Morais parou o jogo, na última tentativa. De nada adiantou. Com Fabiana marcando 11 pontos em seu retorno, e Dani Lins bem na distribuição das bolas, logo a seleção chegou perto dos 25 pontos, mas deu uma parada, deixou a Colômbia gostar do jogo e marcar oito pontos mais, com Montaño e Ampudia finalmente virando uma bola atrás da outra, em 25/18.

O Brasil jogou com Fabiana, Dani Lins, Thaisa, Gabi, Sheilla, Fernanda Garay e Fabi. Entraram: Monique, Michelle, Fabíola, Natália e Juciely. A Colômbia entrou com Paola Ampudia, Mancilla, Montaño, Yuye, Cindy Ramirez, Martha e a líbero Gómez.

Resultados do dia

Argentina 3 x 1 Venezuela - 18/25, 25/14, 25/18 e 25/16
Brasil 3 x 0 Colômbia - 25/13, 25/14 e 25/18
Peru 3 x 0 Chile - 25/14, 25/20 e 25/19

Próximos jogos do Brasil no Sul-Americano

20/09 - Brasil x Argentina às 19h
21/09 - Brasil x Venezuela às 18h
22/09 - Brasil x Peru às 19h

Obs: todos os jogos no horário de Brasília



Postar um comentário

0 Comentários