Publicidade

Header Ads

Bernardinho quer mais intercâmbio


Bernardinho  (Foto: Fabio Leme)

Há seis dias, o time feminino do Rio de Janeiro foi derrotado pelas turcas do VakifBank Istanbul por 3 sets a 0 na final do Mundial de Clubes, disputado em Zurique, na Suíça. O vice-campeonato foi considerado válido pelo técnico Bernardinho, já que foi um duelo de uma equipe em final de temporada contra outra, ainda, no seu início de preparação. Além da diferença física, o comandante carioca ressaltou a maior rodagem das turcas, que estão acostumadas a encarar torneios desse calibre, algo não tão comum entre times de vôlei da América do Sul.

- Estamos começando ainda, muita gente contundida, voltando. Temos um longo tempo para trabalhar. É final de temporada internacional e início de nacional. Jogamos contra uma grande equipe. Foi um aprendizado. A gente tem muita coisa que pode crescer na questão do planejamento que vimos lá. Outra coisa que dá uma vantagem aos europeus é que, além dos campeonatos nacionais, eles jogam as ligas europeias, isso fortalece, eleva o nível. São desafios e provas muito fortes para que possam crescer. Mas valeu. O segundo lugar não é de todo mal contra uma grande equipe que venceu na temporada mais de 50 jogos e nós estamos iniciando o trabalho - avaliou.

Outro fator apontado pelo treinador como diferencial é a questão financeira. De acordo com ele, os times de ponta da Europa são autênticas seleções.

- As três maiores equipes que estavam lá, a chinesa, a suíça, que fez um grande investimento, e a da Turquia são verdadeiras legiões estrangeiras. Três, quatro estrangeiras, jogadoras de seleções nacionais. Isso dá uma consistência - explicou.

Por causa do torneio europeu e da desgastante viagem, o Rio de Janeiro terá alguns problemas de ordem física para a partida deste sábado, às 18h, no Tijuca, contra o Maranhão pela Superliga.

- Algumas, hoje, serão poupadas por questões físicas. A Gabi está com dores nas costas, a Sarah na panturrilha. Ele é capaz de começar jogando, já a Gabriela teremos que analisar. A Juciely, também, não está 100% - descreveu.



Postar um comentário

0 Comentários