Publicidade

Header Ads

Dupla Alison e Emanuel anuncia separação

VOLEI - Alison e Emanuel - VôleiDePraia (Foto: Matheus Tiburcio)

Jogando juntos de modo fixo desde 2010, Alison e Emanuel darão fim a uma parceria que marcou o vôlei de praia brasileiro nas últimas temporadas. Medalhistas de prata nas Olimpíadas de Londres 2012 e campeões mundiais em 2011, o capixaba e o curitibano vão disputar o último torneio unidos entre 5 e 8 de dezembro, em São José (SC), a quinta etapa do Circuito Brasileiro 2013/2014. A partir do ano que vem, a dupla, que treinava no Rio de Janeiro, se separa.

Com a mesma sintonia mostrada dentro de quadra, a decisão da separação foi amigável. Com saudade de casa, Alison queria deixar o Rio de Janeiro e voltar para Vitória, capital do Espírito Santo, para ficar mais próximo da família. Emanuel não contrariou o desejo do Mamute.

- Moro no Rio há sete anos e decidi voltar. Ele (Emanuel) me apoiou sempre. Ele acreditou em mim e tive um amadurecimento total com ele. Aprendi muito, como superação, com a experiência dele. Essa parceria vai ficar marcada - afirmou Alison.

Do alto dos seus 2,03m de altura, Alison mostra toda sua gratidão por ter se agigantado em quadra ainda mais ao lado do companheiro. Com 40 anos de idade, Emanuel, o jogador mais vitorioso do vôlei de praia - possui 149 títulos na carreira - deu o toque de experiência à dupla. Mas, como os próprios atletas fazem questão de ressaltar, ambos aprenderam um com o outro para trilhar o caminho dos títulos e dos importantes resultados nos quatro anos da parceria.

Foram 344 vitórias juntos, englobando cinco títulos de grande expressão: Circuito Brasileiro, Circuito Mundial, Pan de Guadalajara e Mundial de Roma (2011) e Copa do Mundo, em Campinas (2013). No Circuito Brasileiro, foram 26 pódios (11 ouros, oito pratas e sete bronzes). No Circuito Mundial, 20 pódios (seis ouros, sete pratas e sete bronzes).

- Somos uma dupla vitoriosa. Nem eu nem ele acreditávamos que podíamos conquistar tanto. Está sendo o fim da nossa dupla, uma parceria incrível. Mas parceria como essa a gente nunca esquece - lembrou Emanuel.

Morando em Vitória, Alison deve formar dupla com Bruno Schmidt, residente de Vila Velha (ES). De acordo com a irmã de Pedro Solberg, Maria Clara (parceira da também irmã Carol), o escolhido do ex-companheiro do irmão será mesmo o Mamute. Há quase duas semanas Alison despistava sobre a parceria com Bruno. Já Emanuel não revela nomes, mas com o novo companheiro quer fazer o mesmo trabalho que fez ao lado do Mamute, sem pensar ainda em aposentadoria.

- A aposentadoria é natural. Já realizei muita coisa para o esporte e quero mais. Foi gratificante passar experiência para ele (Alison). Quero pegar um atleta mais jovem e fazer isso em 2014 e 2015. 2016 ainda não faz parte do plano porque depende do que fizermos com essa nova parceria. Vou tentar jogar o máximo que posso - garantiu Emanuel.

Alison e Emanuel vibram com título em Roma (Foto: divulgação / FIVB)

A trajetória da dupla

Alison e Emanuel jogaram juntos pela primeira vez em 2008, ao serem bronze no Grand Slam de Gstaad, na Suíça. A partir de 2010, deram início à parceria fixa. O Mamute entrava no lugar de Ricardo, com quem Emanuel foi ouro em Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008, além do título mundial em 2003, no Rio de Janeiro.

Somente em 2011 a dupla se destacaria. E com louvor. O capixaba e o curitibano faturaram tudo: Circuito Brasileiro, Circuito Mundial, Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e o Mundial de Roma, título mais importante da parceria. No ano seguinte, eles eram favoritos ao ouro olímpico em Londres 2012, mas foram derrotados na final pelos alemães Julius Brink e Jonas Reckermann. Alison sofreu com lesões na segunda metade daquele ano, e Emanuel ficou trocando de parceiros.

Sem chance de título em 2013 no Circuito Mundial, Alison e Emanuel foram separados pela comissão técnica da seleção brasileira para dar experiência a outra jovem dupla, formada por Evandro e Vitor Felipe. O último título do capixaba e do curitibano foi na mais recente etapa do Circuito Brasileiro, no Guarujá (SP), no dia 17 de novembro.

Veja os principais resultados da parceria entre Alison e Emanuel:

2013
Campeões da Copa do Mundo, em Campinas (SP)

2012
Ouro nos Grand Slams de Berlim e da Rússia
Prata nas Olimpíadas de Londres 2012
Prata nos Grand Slams de Gstaad e Roma

2011
Campeões do Circuito Mundial e do Circuito Brasileiro
Ouro no Mundial de Roma
Ouro nos Grand Slams de Pequim, de Gstaad e de Moscou
Ouro no Pan-Americano de Guadalajara

2010
Prata no Grand Slam de Roma e no Open de Praga




Postar um comentário

0 Comentários