Publicidade

Header Ads

Liga Mundial terá Brasil e Itália na mesma chave em 2014

Wallace, Vôlei, Brasil x Itália (Foto: Agência Reuters)

Foram sorteados neste domingo, na cidade de Lausanne, na Suíça, os grupos da Liga Mundial de vôlei masculino da temporada 2014. Pela primeira vez, a competição contará com o número recorde de 28 seleções, divididas em sete grupos de quatro times cada, mas que terão pesos diferentes. O torneio será disputado entre os dias 23 de maio e 29 de junho. O hexagonal final ainda não tem sede confirmada. 

Das sete chaves, as duas primeiras contarão com as seleções mais bem ranqueadas. Números um e três, respectivamente, e maiores vencedores da competição, Brasil e Itália se encontram no grupo A, ao lado de Polônia, campeã de 2012, e Irã, quarto colocado na última Copa dos Campeões no Japão, disputada há duas semanas. No B, a atual campeã olímpica e do torneio, Rússia, irá duelar com os Estados Unidos, a Bulgária e a Sérvia. Os dois melhores de cada lado avançam ao hexagonal final, que contará ainda com a equipe anfitriã e o vencedor de um campeonato à parte entre os times de C, D e E. Durante a fase internacional, todos irão jogar duas vezes em casa e duas fora, dentro do próprio grupo, em um total de 12 partidas por seleção.

Já os países das chaves F e G jogarão um torneio entre si por serem seleções estreantes, que não estão atuando com frequência ou que apresentaram baixo nível técnico na edição passada, caso de Cuba, que terminou na 13ª posição. 

De acordo com o presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), o brasileiro Ary Graça Filho, a nova configuração da Liga Mundial foi para dar mais oportunidades aos países de pouca tradição no esporte.

- Este é um momento histórico para a FIVB e a Liga Mundial. Esta nova direção é para o crescimento do vôlei e proporcionar oportunidades para as federações jogarem. É muito claro para mim, o futuro é hoje e estamos fazendo algo diferente - revelou o presidente da Federação Internacional de Vôlei, Ary Graça Filho.

Confira os grupos e a posição no ranking de cada seleção:

Grupo A: Brasil (1), Itália (3), Polônia (5) e Irã (12)
Grupo B: Rússia (2), Estados Unidos (4), Bulgária (6) e Sérvia (9)
Grupo C: Canadá (11), Austrália (14), Finlândia (30) e Bélgica (37)
Grupo D: Argentina (7), Alemanha (10), França (16) e Japão (17)
Grupo E: Coreia do Sul (21), República Tcheca (22), Holanda (31), Portugal (38)

Torneio à parte:

Grupo F: Cuba (7), Tunísia (13), México (22) e Turquia (45)
Grupo G: China (18), Porto Rico (20), Espanha (25) e Eslováquia (36)




Postar um comentário

0 Comentários