Publicidade

Header Ads

Brasil vence a Polônia e ganha sobrevida na Liga Mundial



Foi a melhor atuação da seleção brasileira masculina nesta Liga Mundial. Pressionado por conta da sua péssima campanha na competição, o Brasil demonstrou neste domingo um vôlei que há tempos parecia esquecido para bater com propriedade a Polônia por 3 sets a 0, com parciais de 25/21, 25/16 e 25/17, na Cracóvia Arena, em Cracóvia, na Polônia, em 1h24 minutos. Apesar do triunfo, os brasileiros não dependem apenas de si para avançar à fase final da Liga.

Agora terceiro colocado do Grupo A, com 11 pontos, mesmo número da quarta colocada, Polônia, mas à frente por conta do set average, o time nacional vai precisar vencer os dois jogos que lhe restam nesta fase de grupo, contra a seleção italiana, na Itália, e ainda torcer contra tropeços ou do Irã, vice-líder da chave (13 pontos), ou da própria Polônia, que vão se enfrentar por quatro vezes consecutivas. Líder com 19 pontos, a Itália já está classificada à fase final por ser sede da disputa que indicará o campeão da Liga. Por conta disso, avançarão três equipes do Grupo A.

A vitória do Brasil foi construída a partir de uma bela atuação coletiva. Porém, vale destacar a precisão no ataque do oposto Wallace, maior pontuador do jogo, com 16 pontos. Ele foi seguido de perto na estatística pelo central Lucão (14 pontos) e pelo ponteiro Lucarelli, autor de dez pontos.Também chamaram a atenção a boa recepção brasileira, principalmente de Murilo.

O JOGO

A seleção brasileira começou o jogo demonstrando estar focada em busca da vitória. Os dois primeiros ataques do time de Bernardinho foram um sucesso. Porém, os poloneses logo frearam a empolgação adversária e equilibraram as ações. Passou a ser lá e cá. Boas jogadas dos dois lados eram vistas e o placar ficava sempre apertado.  A maior vantagem vista foi brasileira, quando a equipe marcou cinco pontos consecutivos e passou a liderar por 13 a 10. Wallace acertou  boas bolas, mas a defesa polonesa melhorou e os donos da casa buscaram o marcador e acabaram virando para liderar a partir de 16 a 15. O equilíbrio passou a ser a tônica em quadra, até que o Brasil voltou a engatar uma boa sequência com Murilo no saque. Foram três pontos seguidos, que fizeram a seleção abrir 21 a 18. O veterano Murilo também estava bem na recepção, facilitando a vida do levantador Rapha, que entrara no decorrer da parcial no lugar de Bruninho. E, com um bom ataque de Sidão no corredor e um ace de Lucarelli, os brasileiros fecharam o primeiro set em 21/25.

O segundo set começou com o Brasil se entregando em quadra. E o time ainda contava com exibições  consistentes de Lucarelli e Wallace. A recepção funcionava e Bruninho distribuía bem o jogo, acionando o ponteiro e o oposto, mas também sabendo encontrar o central Lucão, que era outro que virava boas bolas. Pelo lado dos europeus, Konarski e Nowakowski não deixavam os comandados de Bernardinho abrir tanta vantagem no placar. O jeito era insistir no meio de rede. E foi assim que os visitantes conseguiram encaixar bons ataques e abriram 13 a 9, obrigando o técnico da Polônia, Stephane Antiga, a pedir tempo. A breve parada acabou sendo ótima para os brasileiros. Com a ajuda de alguns erros bobos poloneses, o Brasil fez três pontos seguidos e os seus atletas vibraram muito.  A parcial caminhava para mais uma vitória do pressionado time visitante. Com uma tranquilidade que vinha faltando nesta Liga Mundial, os brasileiros viravam bola de todos os jeitos e foram para o último tempo técnico do set com um confortável 21 a 14. A Polônia chegou a fazer dois pontos, mas a seleção brasileira contou com dois pontos de Wallace para vencer o segundo set por 25/16.

O embalo do time de Bernardinho continuou na terceira parcial. Recebendo muito bem e variando as jogadas de ataque, o Brasil fez um começo de set de altíssimo nível. Mereciam destaque Murilo, Bruninho e Lucão, responsáveis diretos pela vantagem de 8 a 3, que gerou uma parada técnica, na qual foi possível ver o quanto no semblante dos jogadores poloneses o quanto eles estavam sentindo a força dos adversários.  A partir daí, ficou claro que dificilmente a vitória brasileira em três sets não aconteceria. A torcida polonesa que lotou a Cracóvia Arena, não conseguia entender nada que estava acontecendo. Vibrando muito e contando com saques muito bons, o Brasil contou com um bloqueio de Lucão para fechar o terceiro set em 25/17 e o jogo em 3 sets a 0, após 1h24min de partida.  E os brasileiros fizeram muita festa para comemorar o empolgante triunfo, que não melhorou tanto a vida da seleção brasileira na Liga Mundial, mas demonstrou que o time tem um vôlei muito melhor do que aquele que ele vinha apresentando.

Os dois duelos brasileiros contra a Itália vão acontecer nos dias 3 e 6 de julho. Até lá, o técnico Bernardinho, que celebrou muito a incontestável vitória, vai ter um tempo de ouro para preparar ainda melhor a seleção.


Postar um comentário

0 Comentários