Publicidade

Header Ads

Seleção masculina de vôlei sentado conquista resultado histórico no Mundial


A Seleção brasileira masculina de vôlei sentado entrou para a história do esporte paralímpico neste sábado, 21. Na grande final do Mundial da modalidade, disputado em Elblag, na Polônia, a equipe ficou com a prata após enfrentar a Bósnia e perder por 3 sets a 1. O Brasil nunca havia chegado nem à semifinal de um Mundial. No torneio feminino, as mulheres brasileiras terminaram em 6º, após perderem por 3 sets a 0 para a Ucrânia na disputa pelo quinto lugar da competição.

A partida contra a Bósnia foi muito disputada. Após perder o primeiro set por 25 a 22, o Brasil reagiu e fechou o segundo por 25 a 20. No terceiro, porém, um apagão do time verde-amarelo fez com que os bósnios fechassem com tranquilidade (25/7). Dispostos a tentar o tie break, os brasileiros voltaram com tudo no quarto período e deram trabalho aos adversários. Os atuais campeões paralímpicos, no entanto, fizeram 28 a 26 e levaram o ouro após 3 sets a 1.

"Lamentamos muito a derrota, mas a Seleção e essa prata merecem todo o nosso reconhecimento. Mostramos que, por poucos detalhes, não conquistamos o ouro. Poderíamos ter sido campeões. Vale destacar o trabalho realizado pela confederação e pelo treinador Fernando Guimarães. Este foi o primeiro dos muitos resultados que essa equipe de vôlei ainda vai conquistar. Quem sabe, nos Jogos do Rio-2016, nós não ganhamos o ouro em casa", comentou Mizael Conrado, vice-presidente do CPB.

Na fase de grupos, a equipe brasileira venceu dois jogos – contra a Croácia e Cazaquistão (ambos 3 sets a 0) – e perdeu um, justamente para a Bósnia (3 sets a 0). Com cinco pontos, terminou em segundo no grupo C, atrás dos bósnios, que tiveram 100% de aproveitamento.

Nas oitavas, os brasileiros enfrentaram a Polônia e avançaram às quartas após 3 sets a 0. Contra a Rússia, a equipe verde e amarela teve um jogo bem mais complicado, mas conseguiu fazer 3 sets a 2 nos adversários. O mesmo placar se repetiu na semifinal, quando encontrou o Irã, atual vice-campeão paralímpico. A seleção do Irã ficou com o bronze.

Enquanto isso, também neste sábado, a equipe feminina brasileira jogou contra a Ucrânia, mas perdeu por 3 sets a 0 e terminou em sexto na competição. Na fase de grupos, as mulheres venceram três jogos – Japão, Ucrânia e Alemanha (todos por 3 sets a 0) – e perderam dois – China (3 sets a 0) e Holanda (3 sets a 1). Com essa campanha, o time terminou em terceiro no Grupo B , com oito pontos, atrás de China e Holanda. Como apenas os dois primeiros colocados da chave brigariam pelo ouro da competição, a Seleção Brasileira partiu para a disputa do 5º lugar. Venceu a Finlândia (3 sets a 0) e perdeu para a Ucrânia.

O ouro do torneio feminino ficou com a China, após vencer os EUA, por 3 sets a 2. A Rússia conquistou o bronze. Nos Jogos de Londres-2012, as duas equipes brasileiras de vôlei sentado terminaram na quinta colocação.

Mundial de vôlei sentado (Elblag, Polônia – 15 a 21 de junho)
Masculino
Fase de grupo
15 de junho – Brasil 3 x 0 Croácia
16 de junho – Brasil 0 x 3 Bósnia
17 de junho – Brasil 3 x 0 Cazaquistão

Oitavas de final
18 de junho – Brasil 3 x 0 Polônia

Quartas de final
19 de junho – Brasil 3 x 2 Rússia

Semifinal
20 de junho – Brasil 3 x 2 Irã

Final
21 de junho – Brasil 1 x 3 Bósnia

Feminino
Fase de grupo
15 de junho – Brasil 1 x 3 Holanda
16 de junho – Brasil 3 x 0 Japão
17 de junho – Brasil 0 x 3 China
18 de junho – Brasil 3 x 0 Ucrânia
19 de junho – Brasil 3 x 0 Alemanha

Semifinal (5º ao 8º)
20 de junho – Brasil 3 x 0 Finlândia

Final (disputa pelo 5º lugar)
21 de junho – Brasil 0 x 3 Ucrânia

Assessoria de imprensa do CPB (imp@cpb.org.br)
Daniel Brito
Nádia Medeiros
Thiago Rizerio
Rafael Moura
Ivo Felipe
Ezequiel Trancoso (estagiário)



Postar um comentário

0 Comentários