Publicidade

Header Ads

Rio sediará Campeonato Mundial Militar de Vôlei


Cerca de dez dias depois de sediar a grande final da Copa do Mundo, o Rio de Janeiro será palco novamente de outro espetáculo esportivo internacional. Trata-se do Campeonato Mundial Militar de Voleibol, que acontecerá entre os dias 22 e 29 de julho (competição masculina) e de 04 a 09 de agosto (competição feminina).

O evento

Coordenado pelo Departamento do Desporto Militar (DDM) do Ministério da Defesa – terá entrada gratuita e reunirá 350 militares de 10 países. Os jogos serão realizados no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), no bairro da Urca.

Em sua 33ª edição, o campeonato masculino de vôlei será disputado por 10 seleções. Já o feminino, que está em sua 15ª edição, contará com a participação de cinco equipes.

Além do Brasil, participam do campeonato: Alemanha, Canadá, Catar, China, Coréia do Sul, Finlândia, Holanda, Irã e Venezuela.

O sorteio das chaves será realizado um dia antes do início do torneio, na segunda-feira (21). Somente depois disso, será possível saber que adversário a seleção brasileira de vôlei militar irá enfrentar em seu primeiro jogo.

Expectativas

O time militar brasileiro feminino pode conquistar o tetracampeonato. Um dos destaques da equipe é a sargento Valeska, campeã olímpica em Pequim 2008.

A seleção feminina conta ainda com outros talentos. As sargentos Michelle e Monique foram recentemente convocadas para a Seleção Brasileira principal e estão treinando em Saquarema (RJ), no Centro de Desenvolvimento de Voleibol.

Já as sargentos Jucyeli, Natasha, Regiane, Ana Carolina e Bruna sagraram-se campeãs da Superliga Feminina de Vôlei pelo time do Unilever, na temporada 2013/ 2014. As militares sargento Dayse e Suelle, por sua vez, foram vice-campeãs atuando pela equipe do Sesi-São Paulo.

De acordo com o treinador da equipe feminina, o sargento Anderson – ex-jogador de vôlei campeão nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 – as expectativas são as melhores possíveis. "A equipe faz parte do programa de alto rendimento do Exército, e diante disso, obtivemos nas últimas edições os melhores resultados. Somos favoritos", afirma.

O sargento Anderson garante que a equipe chegará à final e que o grande desafio é vencer o time da China. Segundo ele, são jogadoras experientes e também de alto rendimento.

Já a equipe masculina, campeã dos Jogos Mundiais Militares de 2011, disputará o campeonato com dois grandes talentos: o soldado Paulo Victor e o sargento Raphael, ambos campeões mundiais Interclubes (2013) e da Superliga Nacional (2012) pelo time do Sada Cruzeiro.

O sargento Vinicius foi contemplado com o prêmio de melhor saque da Superliga, atuando pela equipe de Campinas (SP).

O coronel Lincoln, preparador do masculino, acredita que o campeonato será muito disputado. "Temos seleções muito bem preparadas como China, Irã, Coréia do Sul e Alemanha, mas nós também vamos entrar para ganhar. Nosso time está motivado", garante ele.

A média de idade das atletas é de 23 a 32 anos, e dos homens é de 18 a 30 anos.

Campeonato

O Campeonato Mundial Militar de Voleibol é promovido pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), uma das maiores organizações multidisciplinares no mundo. O CISM organiza vários eventos desportivos, para as Forças Armadas de 134 países membros. O principal objetivo é contribuir para a paz mundial, unindo Forças Armadas por meio do esporte. O lema é "Amizade através do Esporte".

O campeonato masculino de vôlei acontece anualmente desde 1961, quando foi realizado pela primeira vez no Irã. O feminino teve início em 1987, na Turquia.

O Brasil começou a participar em 1979 com sua equipe masculina, e em 2010, com a feminina. A seleção feminina foi campeã, nesse mesmo ano, nos Estados Unidos. Em seguida, a equipe sagrou-se vitoriosa nos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro (RJ). E novamente em 2012, na Holanda, levou o ouro.

Para mais informações sobre o campeonato, consulte os sites da Comissão de Desportos do Exército e dos Jogos Desportivos do Exército.

Outras informações podem ser acessadas no portal CCFEX/Ensino.



Postar um comentário

0 Comentários