Publicidade

Header Ads

Nove motivos que fizeram de Giba um dos maiores jogadores de vôlei do mundo


Um dos maiores jogadores da seleção brasileira de vôlei abandonou sua carreira profissional. Aos 37 anos, Giba anunciou sua aposentadoria após anos de sucesso na seleção brasileira e muitos títulos para o país. Então listamos motivos que fazem do atleta um dos maiores do Brasil e do mundo.

1 - Baixinhos também podem jogar vôlei


Vôlei é apenas para os grandões? Giba mostrou que não é bem assim que as coisas funcionam. Apesar de ter "apenas" 1,92m, o jogador se tornou um dos principais ponteiros do mundo. Mesmo enfrentando adversários que tinham mais de 2,00m, ele conseguia superar o bloqueio adversário com sua técnica.

2 - Velocidade compensa altura

Quando o assunto era altura, Giba poderia sair atrás de seus adversários, mas ele superava isso na velocidade. Também contando com a ajuda de Ricardinho, um dos melhores levantadores quando o quesito era acelerar a partida, o ponteiro revolucionou a maneira de jogar pelas pontas.

3 - Cara da seleção vitoriosa



Não era apenas por jogar muito em quadra que Giba se destacava no grupo da seleção. Ele defendeu o Brasil por 17 anos e levantou diversas taças. Capitão de uma equipe vitoriosa, o atleta sempre soube como liderar seus companheiros e sempre é motivo de elogios de seus companheiros.

4 - Maior MVP do Brasil


Conquistando prêmios desde as categorias de base, o primeiro foi o melhor jogador do Mundial sub-19 em 1993, Giba é o brasileiro a mais vezes ser eleito o principal atleta dos torneios. Foram seis prêmios ao longo da carreira, dois a mais que Murilo, que segue atuando pelo Brasil.

5 - Títulos



Giba conseguiu ser campeão de todas as principais competições do vôlei mundial, são 22 taças pela seleção. O ponteiro foi ouro nas Olimpíadas, Liga Mundial, Campeonato Mundial, Copa do Mundo, entre outros títulos pelo Brasil.

6 - Rumo ao topo

O Brasil já havia conquistado uma medalha de ouro na Liga Mundial, mas estava muito longe de superar a hegemonia italiana na competição. Como superar isso? Que tal uma sequência de cinco títulos consecutivos? Não bastasse isso, o atleta esteve em quadra em oito conquistas entre 2001 e 2010.

7 - Superação


Giba sempre mostrou ser um cara que supera os momentos difíceis. Ainda em sua infância, ele teve de superar uma leucemia. Como profissional, o pior momento da carreira do atleta veio em 2002, quando foi flagrado em um exame antidoping pelo uso de maconha. Dois anos depois do momento conturbado, ele deu a volta por cima com o ouro olímpico em Atenas.

8 - Giba neles!!!



Se os brasileiros estavam acostumados a escutar bordões como Ayrton Senna do Brasil e sai que é sua Taffarel da boca de Galvão, foi Giba que se tornou o grande representante do vôlei. "Giba neles" gritava o narrador a cada jogada e ponto do capitão da seleção brasileira em busca de medalhas de ouro, seja das Olimpíadas ou da Liga Mundial.

9 - Galã



Assim como Neymar é alvo de milhões de gritos femininos nos dias de hoje a cada aparição na seleção brasileira, Giba "sofria" o mesmo na equipe de vôlei. Potencializado devido à acústica dos ginásios, os saques do ponteiros viravam um verdadeiro frisson.

Fonte: UOL


Postar um comentário

0 Comentários