Publicidade

Header Ads

3 tipos de ataque no Voleibol

http://tvtaquari.com.br/wp-content/uploads/2012/08/volei-222.jpg

As principais alternativas de ataque existentes hoje no voleibol são: Ataque de bola alta nas extremidades; ataque de fundo da quadra; ataque de meio; ataque de bola rápida nas extremidades; ataque de bola rápida no meio; jogadas combinadas (fintas). Falaremos sobre as três primeiras a seguir:

Ataque de bola alta na extremidade
Também chamada de bola de segurança, por apresentar a menor margem de erro entre as alternativas de ataque. É um ataque mais lento, o que facilita as possíveis correções pelo levantador e pelo atacante.

Por outro lado, o fato de ser uma alternativa lenta favorece o posicionamento e a marcação do sistema defensivo adversário.

É a alternativa mais utilizada por iniciantes e em algumas situações também é usada por equipes de alto nível, embora não seja muito interessante seu uso nestas equipes.

Ataque de fundo

São ataques realizados através de bolas levantadas afastadas da rede, para que o jogador que está posicionado na zona defensiva finalize a jogada. Suas principais vantagens são a de criar mais uma alternativa de ataque para a equipe, não se prendendo apenas aos jogadores da rede, além do ataque ser realizado em um tempo diferente, devido à distância da rede.

Apesar de ser indicada para iniciantes, devemos ter um maior cuidado para a sua utilização, já que é bastante comum os jogadores iniciantes invadirem a zona ofensiva na tentativa de atacar do fundo, o que não é permitido pela regra.

Sendo assim, só deve ser utilizado por aqueles jogadores que já possuem um maior domínio do gesto do ataque e uma maior noção do espaço da quadra.

Ataque de meio

É uma alternativa utilizada como variação da bola alta de extremidade. Fundamenta-se no fato do levantamento ter que percorrer uma menor distância até chegar ao atacante, facilitando o trabalho do levantador.

Porém, o atacante fica com um menor ângulo de visão da quadra e a marcação do adversário se torna mais fácil. Sendo assim, sua utilização deve ser de forma esporádica, buscando pegar o adversário de surpresa. Se utilizada constantemente, não apresenta resultados satisfatórios em equipes iniciantes.



Postar um comentário

0 Comentários