Publicidade

Header Ads

Atleta transgênero estreia em time feminino de vôlei na Itália

Alessia Ameri estreou no Hermaea Entu. Até os 28 anos, jogava em equipe masculina


Na noite deste domingo, o MyCicero Pesaro recebeu o Hermaea Entu, em jogo pela oitava rodada da Série A2 do Campeonato Italiano feminino de vôlei, e venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25/17, 25/19 e 25/9. No entanto, não foi o resultado do jogo que atraiu as atenções para a partida.
A partida foi a primeira do vôlei italiano a contar com uma atleta transgênero: a líbero Alessia Ameri, de 30 anos. Até dois anos atrás, Alessia disputava a Série B1 (terceira divisão) do Campeonato Italiano Masculino de vôlei, defendendo a equipe do Potenza com o nome de Alessio.
Por ser líbero, a camisa 4 atuou durante toda a partida, com número discretos. Segundo o presidente de Hermaea Entu, Gianni Sarti, a contratação da atleta foi motivada "apenas por razões técnicas". "Estou feliz por ter tido o total apoio e os cumprimentos do presidente da liga, Mauro Fabris", declarou Sarti, segundo o jornal Corriere della Sera.
Alessia foi contratada para substituir a líbero titular da equipe, Simona Degortes, lesionada. Ciente do desfalque, o empresário da líbero fez contato com o Hermaea Entu e perguntou se o clube teria problemas em contratar uma jogadora transgênero. Diante da negativa, o negócio foi fechado.
"Aqui, fazemos esporte por paixão e pensamos apenas no bem da equipe", resumiu Gianni Sarti. "Alessia é uma mulher para o Estado italiano. Queremos evitar qualquer especulação, protegendo Alessia em todos os sentidos", acrescentou.
Com a vitória deste domingo, o MyCicero Pesaro terminou a rodada na sexta colocação da Série A2, com 38 pontos. O Hermaea Entu é o nono, com 31 pontos. A competição tem 14 equipes e classifica as oito primeiras colocadas para as quartas-de-final da segunda fase.


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sou totalmente contra.. masceu homem vom privilegio fisico em relacao ao feminino... acho que se isso se tornar comun prejudicará o nivel dos jogos. Pous estaremos por exemplo vo um atacante masculino numa rede feminina... nao concordo..

    ResponderExcluir
  2. Sou totalmente contra.. masceu homem vom privilegio fisico em relacao ao feminino... acho que se isso se tornar comun prejudicará o nivel dos jogos. Pous estaremos por exemplo vo um atacante masculino numa rede feminina... nao concordo..

    ResponderExcluir