Publicidade

Header Ads

Importância do líbero num ataque no Voleibol

http://www.esporteshow.info/wp-content/uploads/2015/12/volei-11.jpg

Uma recepção falha no voleibol equivale ao ponto do adversário...

Essa frase reflete bem a importância da recepção no voleibol moderno, pois a recepção em boas condições possibilita ao levantador a utilização de todas as armas que tem a disposição para tentar vencer o bloqueio adversário, (que esta cada vez mais eficaz). É ai que entra o papel do libero na partida de voleibol, pois é responsabilidade dele, sempre que for possível, fazer com que essa bola chegue sempre em boas condições ao levantador. Ter bons fundamentos no voleibol é fundamental.

O libero participa apenas dos movimentos defensivos e jamais joga nas três posições da zona de ataque (4, 3, 2) durante a rotação, pois sempre que isso esta por acontecer ele é substituído pelo jogador à que ele está substituindo por exigência das regras. As substituições em que o líbero está envolvido não entram no número permitido de substituições por set, que são seis, elas podem ser realizadas indefinidamente e a qualquer momento do jogo, desde que respeitada a normativa de haver um rally completo jogado a cada entrada e saída do líbero.

Kit de 5 dvds de Treinamento em Voleibol

Por ser um especialista em movimentos defensivos o libero têm funções diferentes dos demais jogadores, isso ocasiona algumas limitações nas suas ações durante a partida. Essas limitações de um modo geral acontecem para que o líbero seja aproveitado única e exclusivamente na sua função de origem e não tenha descaracterizada sua principal função que é defender e ser o receptor/defensor principal da equipe. Uma regra que exemplifica isso é o fato de o líbero não poder realizar toque, que represente ato de levantamento, dentro da área dos três metros, isso pode ser explicado pelo fato de que ele poderia ser um substituto do levantador durante a partida o que tiraria ele de sua principal função.

Mesmo sendo um jogador de defesa, o líbero trouxe uma melhora maior nos movimentos de ataque do que nos próprios movimentos de defesa. Um passe mais aprimorado a bola chega em melhores condições para que o levantador tenha maior tempo, espaço e precisão na preparação das jogadas para os atacantes, podendo dar mais velocidade e criatividade ao jogo, tornando-o mais dinâmico e belo.


Postar um comentário

0 Comentários