Publicidade

Header Ads

Astro iraniano do vôlei é a esperança de um país apaixonado pelo esporte





Saeid Marouf é celebridade no Irã, tem talento reconhecido internacionalmente e levou seu país aos Jogos Olímpicos pela primeira vez

  DR
Esporte História olímpica Há 8 Horas POR Notícias Ao Minuto

Imagine um país apaixonado por voleibol, embora jamais tenha disputado os Jogos Olímpicos na modalidade. Agora, pense num atleta que comandou essa classificação inédita e foi eleito o melhor do mundo em sua posição, mesmo em uma seleção sem tradição. Esse é Mir Saeid Marouf Lakrani, ou Saeid Marouf, levantador iraniano que chega com moral aos Jogos Rio 2016.

"Somos o principal representante de esporte coletivo do nosso país nos Jogos, então estamos prontos para que todo o povo acompanhe nosso desempenho", diz o levantador, cujo sobrenome em persa significa "famoso".

E o nome se justifica. "Crianças, adolescentes, idosos... todos admiram Saeid Marouf no Irã", conta a iraniana Naier Gargari, torcedora que foi de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro especialmente para ver o astro em ação na Liga Mundial.

Marouf nasceu em Urmia, cidade iraniana onde o voleibol é o esporte número 1. "Fala-se de voleibol o tempo todo. O primeiro brinquedo de toda criança é uma bola de voleibol", conta o astro, que amplia a paixão para todo o território nacional. "No Irã, as pessoas lotam ginásios cerca de cinco horas antes dos jogos", diz.

Talento mundial

A fama de Marouf não se restringe ao Irã. Em 2014, ele foi eleito o melhor levantador da Liga Mundial pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Já o time russo Zenit não hesitou em pagar cerca de US$ 1 milhão para tê-lo por uma temporada, o que o tornou um dos atletas mais bem pagos da modalidade no mundo.

Sobre a presença nos Jogos, Marouf diz que é uma oportunidade de aprender. "É uma alegria e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade sobre os ombros. Temos de aprender com países como o Brasil, os Estados Unidos, a Polônia, a França...".


Postar um comentário

0 Comentários