Publicidade

Header Ads

5 coisas que você tem que fazer para melhorar no Voleibol



O voleibol requer velocidade, agilidade e trabalho em equipe. Seja você um jogador experiente ou inexperiente, bons jogadores sabem que há sempre espaço para melhorias. Aprender quais técnicas de seu jogo podem melhorar pode ajudá-lo a desenvolvê-lo como um jogador, melhorando suas habilidades, trabalho em equipe e seu desempenho atlético.

Vamos a 5 pontos básicos que você precisa melhorar.

1 - Aprenda a sacar por cima.

Apesar de muitos jogadores terem aperfeiçoado o saque com pulo, um saque simples por cima pode ser bem eficaz. Fique atrás da linha de saque, lance a bola para uma altura confortável sobre sua cabeça e bata com a palma da mão na bola o mais forte que puder. A bola tem de ficar nos limites do outro lado da quadra. Embora os saques por baixos também coloquem a bola em jogo, eles são mais fácil de defender do que um saque por cima.

Pratique seu lançamento de saque. Para ambos os tipos de saque, lance a bola para que sua mão bata na parte mais baixo dela. Tente bater a bola com a parte mais firme da sua mão, para um saque mais preciso. Certifique-se de ter se posicionado corretamente, ou o saque não irá para o lado certo.
Experimente sua força. O que é demais? O que é muito pouco? Com o tempo, seus músculos lembrarão o que funciona e você conseguirá transformar a bola num tiro certeiro.

2 - Aprenda a passar e dar manchetes com precisão.

Uma das primeiras coisas que precisa aprender depois que seu saque é devolvido, é como passar a bola de forma eficaz para um jogador na posição de configuração, e dar a sua equipe a melhor chance de marcar um ponto. Os melhores passes podem acalmar a bola e retirar o efeito para que seja possível devolvê-la para o outro time com mais facilidade.

Desenvolva uma forma apropriada para passar. Mantenha os braços esticados na sua frente e coloque uma palma dentro da outra, usando o espaço entre os cotovelos e pulsos para guiar a bola. Feche uma mão e coloque a sua outra mão em cima dela. Junte seus polegares para que eles apontem para longe de você, mas não os cruze.
Quando der uma manchete, a bola tem que bater na parte de dentro de seu antebraço. Será complicado no começo, mas o antebraço fornece uma superfície lisa para a bola bater. Pratique com alguém esse movimento, tentando bater a bola no mesmo lugar. Você nem precisa de uma rede para isso.

3 - Saiba como levantar de forma eficaz.

A intenção de um bom levantamento é dar a outros jogadores a oportunidade de marcar para a equipe. Um levantamento é a melhor maneira de contribuir para o fluxo do jogo e dar a sua equipe a chance de marcar um ponto. Dependendo com quem você está jogando, o levantador tem que dar uma posição clara se vai levantar a bola para o outro lado da quadra, ou se vai precisar que alguém faça o corte.

Coloque as mãos sobre a sua cabeça de modo que quando olhar para cima, os dedos indicadores e polegares estejam em uma forma triangular (sem tocâ-los). Quando estiver tentando levantar, centre a bola nesse triângulo e use apenas apenas as pontas dos seus dedos para empurrar a bola de volta para cima.
Tente encolher os ombros enquanto dobra os braços em uma inclinação durante seus levantamentos e manchetes. Se estiver movendo seus cotovelos, as chances de obter potência máxima são mínimas. Quando estiver levantando, tente formar um diamante com as suas mãos e olhe através dele quando for bater na bola.

4 - Aprenda a cortar com força.

Esse é o movimento é o ideal para o terceiro toque na bola. Se executado corretamente, ele deve terminar com um ponto para sua equipe. Embora seja melhor praticado com uma rede, os jogadores podem treinar uns com os outros para aperfeiçoar o movimento do pulso.

Pratique o corte com colegas da equipe. Um jogador passa, outro levantar, e então você corta para que seu parceiro tente salvar a bola. Repita esse processo nas outras posições e, depois de um tempo treinando, suas habilidades terão melhorado muito.

5 - Aprenda a bloquear.

O voleibol é muito mais que só atacar. Aprender a coordenar seus bloqueios como uma equipe e não deixar o outro time pontuar irá mantê-lo no jogo e melhorar suas táticas. Bloquear é uma habilidade simples, mas aprender a reagir e saltar rapidamente para a trajetória da bola requer prática.

O melhor treino para o bloqueio envolve três pessoas e uma rede, permitindo que outros jogadores pratiquem o corte ao mesmo tempo. Deixe um jogador levantar, o outro cortar, e o outro bloquear. Faça com que dois jogadores pratiquem o levantamento e o corte, enquanto o outro pula o mais alto que pode para bloquear.

Se você não tiver uma rede, pratique o bloqueio melhorando o seu salto. Isso ajudará na sua força e no alcance dos seus saltos.



Postar um comentário

1 Comentários