Publicidade

Header Ads

Passo a passo da Manchete no Voleibol


Manchete é uma técnica de recepção realizada com as mãos unidas e os braços um pouco separados e estendidos, o movimento da manchete tem início nas pernas e é realizado de baixo para cima numa posição mais ou menos cômoda, é importante que a perna seja flexionada na hora do movimento, garantindo maior precisão e comodidade no movimento. Ela é usada em bolas que vem em baixa altura, e que não tem chance de ser devolvida com o toque.
É considerada um dos fundamentos da defesa, sendo o tipo de defesa do saque e de cortadas mais usado no jogo de voleibol. É uma das técnicas essenciais para o líbero mas também é empregada por alguns levantadores para uma melhor colocação da bola para o atacante.

Na fase de aprendizagem é necessário prestar atenção nos vários métodos de junção das mãos que permitam uma correta posição dos antebraços e assim criam uma superfície homogênea de recepção para a bola. Veja as possibilidades na figura e descrição abaixo:


1 – A mão direita fechada em punho, junta -se na esquerda e estende, apertando-a em seguida.

2 – A mão direita, com os dedos rígidos e juntos, estende-se na esquerda, também esta com os dedos juntos.

3 – Mão direita e esquerda não têm contato direto, se não através dos pulsos, que se tocam na face interna. (com esta técnica é fácil ocorrer o erro de separar os antebraços, descuidando o ponto de recepção da bola, pelo qual esta técnica pode criar problemas, em particular nos principiantes).

4 – Os dedos da mão direita entrelaçam-se com os da mão esquerda.

A manchete é uma das ferramentas do passe no voleibol. O passe é um dos fundamentos mais importantes do voleibol. Boa parte de seu sucesso depende da convicção, da confiança que o jogador tem que ter quando vai executá-lo. O resto é a técnica. Tem gente que poderia treinar dez horas por dia e não vai conseguir passar bem. Por outro lado, tem gente que treina pouco e passa bem. Grande parte do sucesso do passe vem do aspecto psicológico. Tem tudo a ver com a segurança. 



Postar um comentário

0 Comentários