Publicidade

Header Ads

Etapa de Haia abre Circuito Mundial de vôlei de praia em 2019

Etapa de Haia do Circuito Mundial de vôlei de praia terá ginásios fechados (Foto: Divulgação/FIVB)
A etapa de Haia (Holanda), que acontece a partir desta quarta-feira e segue até domingo, abre a participação das duplas brasileiras no Circuito Mundial de vôlei em 2019. A competição tem nível quatro estrelas e ainda não conta pontos para a corrida olímpica. Todavia, os resultados no torneio podem ser importantes para o ranking de entradas - e, consequentemente, o chaveamento em eventos futuros.
O diferencial do evento será a disputa em um ginásio fechado. 2019 marca o segundo ano consecutivo que Haia abre o calendário do Circuito Mundial. Três duplas brasileiras já estão garantidas na fase de grupos, e uma quarta busca vaga no classificatório.
Três duplas brasileiras já estão garantidas: no masculino, Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB) estão na fase de grupos e começam a jogar a partir de sexta-feira. Já no feminino, Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), também garantidas na fase de grupos, jogam a partir de quinta.
O número de representantes brasileiros em Haia ainda pode subir. A dupla Márcio Gaudie/Vinícius Resende (RJ/ES) tenta a vaga no classificatório, que contará com rodadas nesta quarta-feira e na quinta-feira.
Réveillon no avião para participar da etapa
Para estarem na disputa, as duplas brasileiras passaram a virada do ano ou já na Holanda, ou dentro de um avião, tudo em busca de bons resultados representando o Brasil. O campeão olímpico Ricardo, que passou o réveillon viajando, comentou a experiência.
- Neste momento de confraternização sempre queremos estar próximos da família, mas a vida do atleta, desde o início, é de abdicação. Trocamos isso por sonhos. Estou feliz e confiante na parceria com o Álvaro Filho e por isso estamos correndo atrás. Vamos buscar a adaptação ao torneio em quadra fechada e climatizada da maneira mais rápida - disse o baiano, que comemora 44 anos no próximo domingo.As duplas campeãs em Haia recebem 800 pontos no ranking geral da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), além de cerca de R$ 78 mil em premiações. Em 2018, Carolina Solberg e Maria Elisa (RJ) ficaram com a prata no torneio. Em oito etapas realizadas em Haia, o Brasil soma 23 medalhas (dez de ouro, cinco de prata e oito de bronze).
Vôlei de praia em quadras cobertas
O torneio em Haia será disputado em quadras cobertas, montadas em um ginásio. Os jogos serão disputados no complexo esportivo de Zuiderpark com todas as quadras em local fechado, já que a temperatura na cidade está próxima de 5ºC. A mesma arena já recebeu etapas da Liga Mundial de voleibol indoor e edições da Copa Davis, de tênis.
São 32 duplas em cada gênero, sendo que 24 já estão classificadas pelo ranking, enquanto outras oito garantem a vaga na disputa do classificatório. Os times jogam entre si na chave, com os primeiros avançando direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. As finais do naipe masculino e feminino ocorrem no domingo.
O Brasil é o atual campeão do Circuito Mundial no naipe feminino, com Ágatha e Duda (PR/SE). Após a etapa da Holanda, o próximo desafio das duplas brasileiras será pelo Circuito Sul-Americano, com a etapa de São Francisco do Sul (SC), de 18 a 20 de janeiro, e em seguida com o Circuito Brasileiro Open, na etapa de São Luís (MA), de 23 a 27 de janeiro.


Postar um comentário

0 Comentários