Publicidade

Header Ads

Zé Roberto espera manter hegemonia no Sul Americano

Zé Roberto Guimarães treino vôlei seleção (Foto: Marcos Guerra)
A seleção brasileira mal teve tempo de descanso depois da conquista do Grand Prix de vôlei, no dia 1º de setembro. As comandadas de Zé Roberto logo voltaram aos treinos de olho no Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Ica, no Peru, entre 18 e 22 de setembro. Apesar de o continental contar com times bem inferiores tecnicamente, o técnico do Brasil considera a competição a mais importante do ano, já que vale uma vaga no Mundial da Itália, em 2014. Para manter a longa hegemonia, Zé Roberto aposta em um time com força total.
- Precisamos ter uma concentração grande, porque vale a vaga no Mundial e a hegemonia na América do Sul. Por isso vamos com nossa maior força. É extremamente importante trazer esse título para o Brasil, é o campeonato mais importante do ano - disse Zé Roberto.
O time é praticamente o mesmo que arrasou todos os adversários na fase final do Grand Prix. As únicas alterações são os reforços de Natália e Fabíola no lugar de Priscila Daroit e Claudinha. A ponteira havia ficado fora da equipe campeã no Japão por causa de uma suspensão por doping, enquanto a levantadora pedira dispensa para resolver problemas pessoais.
O Brasil venceu as últimas dez edições do Sul-Americano. A última derrota foi diante do Peru, em 1993, quando a seleção ficou com o vice. Nas 28 participações verde-amarelas foram 17 ouros e 11 pratas. A superioridade é tão grande que pode ser perigosa. Para não cair nas armadilhas do favoritismo e ser surpreendido, Zé Roberto puxa o mantra por concentração, e a equipe decora o discurso.
- Infelizmente vamos para esse campeonato com esse peso do favoritismo. Precisamos ter a consciência de que a responsabilidade é maior do que em outras competições, porque é dever ganhar. Temos de nos prepararmos bem para não sermos surpreendidos por nada. Vamos sempre meio ressabiados. A pressão é grande. Colocamos na cabeça delas o foco e a responsabilidade - disse o treinador.
Depois de atropelar potências como Estados Unidos, China e Sérvia na fase final do Grand Prix, não será uma surpresa se o Brasil vencer o continental sem perder sequer um set. Zé Roberto, porém, não coloca isso como meta, pede apenas vitórias e bons jogos. Ele afasta as zebras e aponta os principais rivais.
- Teoricamente, os adversários são piores que os do Grand Prix, mas a Argentina melhorou bastante, participou do Grand Prix e deu trabalho para algumas seleções. E o Peru vai jogar em casa, é sempre um adversário perigoso. A Colômbia também cresceu. O técnico é brasileiro e conhece bastante nossas jogadoras. Qualquer descuido pode ser fatal. Tudo pode acontecer.
O Brasil estreia no Sul-Americano no dia 18 contra o Chile. O time ainda pega a Colômbia, a Argentina, a Venezuela e o Peru na competição realizada no sistema de pontos corridos. Além da vaga no Mundial, a equipe campeã ganhará também um posto na Copa dos Campeões, em novembro. Caso as brasileiras não consigam garantir a presença no Mundial da Itália, ainda terão uma segunda chance no classificatório da América do Sul no ano que vem.
Confira a seleção brasileira no Sul-Americano:

Levantadoras: Dani Lins e Fabíola;
Líberos: Fabi e Camila Brait;
Opostas: Sheilla e Monique;
Ponteiras: Natália, Fernanda Garay, Gabi e Michelle;
Centrais: Thaisa, Fabiana, Adenízia e Juciely



Postar um comentário

0 Comentários